ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com novo local, Capital espera realizar mais 500 testes de covid por dia

Drive-thru da Fiems começou atendimento para testagem em pessoas com sintomas da doença

Gabriel Neris e Adriel Mattos | 08/01/2022 10:13
Motorista passa por teste já na manhã deste sábado. (Foto: Adriel Mattos)
Motorista passa por teste já na manhã deste sábado. (Foto: Adriel Mattos)

Com mais um polo de testagem contra covid, Campo Grande espera realizar pelo menos 500 atendimentos a cada dia, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a partir da reabertura do drive-thru de testagem rápida gratuita oferecida pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), localizada na Rua Engenheiro Roberto Mange, no Bairro Amambaí.

O atendimento é gratuito, mas é necessário agendamento pelo site www.loja.sesims.com.br. Os resultados serão disponibilizados em até 2 horas e comunicados através de mensagem por WhatsApp. O espaço funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e aos fins de semana entre 9h e 16h30.

De acordo com o presidente da Fiems, Sergio Longen, o atendimento ocorrerá de segunda a segunda. “O momento é delicado, precisamos avançar na testagem”, disse Longen.

Sérgio Longen e José Mauro Filho durante cerimônia de reabertura de drive-thru para testagem. (Foto: Adriel Mattos)
Sérgio Longen e José Mauro Filho durante cerimônia de reabertura de drive-thru para testagem. (Foto: Adriel Mattos)

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, considerou que todas as ações para frear o avanço da covid e também da nova cepa da gripe, a H3N2, estão ocorrendo, como montagem de tendas para aumentar a capacidade de atendimento em unidades de saúde e reforço médico. Na sexta-feira, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) havia comunicado a desinfecção em terminais de ônibus.

“A Capital possui 72 unidades de saúde, mais um polo de atendimento na Praça do Rádio Clube, ali da UCDB e esse [da Fiems] vem complementar a ação de combate ao diagnóstico da covid”, comentou José Mauro.

O secretário comentou ainda que houve diminuição de atendimento de pacientes com síndromes respiratórias nos últimos três dias, mas diz que ainda é cedo para uma avaliação. “Sabemos que diariamente o volume de atendimentos é diferente”.

Segundo a Sesau, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) registraram 15 mil atendimentos há três, 12 mil na quinta-feira e outros 9 mil na sexta-feira. O tempo de espera foi, em média, de três horas.

José Mauro também disse que não há falta de medicamentos e de testes e que, caso ocorra, são “situações isoladas por aumento do fluxo”. “Solicitamos mais 50 mil testes para o Ministério da Saúde”, complementou.

Nos siga no Google Notícias