ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com risco de ficar cego, pequeno Pedro precisa de cirurgia urgente

Criança foi diagnosticada com craniostenose e aguarda procedimento há mais de um ano

Lucia Morel | 14/05/2021 19:11
Pedro e a mãe, Tamyres. (Foto: Arquivo pessoal)
Pedro e a mãe, Tamyres. (Foto: Arquivo pessoal)

Sob risco de ficar cego, o pequeno Pedro Ribeira Farias, de 1 ano e 10 meses, precisa passar com urgência por cirurgia para tratar de craniostenose, que é uma doença rara em que o crânio “esmaga” o cérebro, uma deformidade progressiva da cabeça do bebê, que se dá pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas.

A mãe dele, Tamyres Ribeira da Costa, 28 anos, conseguiu na Justiça que a Santa Casa de Campo Grande realizasse o procedimento, mas passados 45 dias da decisão, nada foi feito. “Mesmo com pena de multa eles não cumpriram a decisão”.

Para ela, cada dia que passa é um desespero a mais, já que conforme a criança cresce, a situação se agrava. “Estamos esperando essa cirurgia desde os seis meses dele”, lamenta, ressaltando que a tentativa agora será tentar bloquear valores correspondentes à cirurgia da Santa Casa para que o procedimento possa ser feito na rede privada.

Mas até isso está difícil, já que em Mato Grosso do Sul, apenas a Santa Casa e a Cassems realizam esse tipo de operação e com nenhum dos dois a mãe conseguiu um orçamento para apresentar em juízo.

“Já marcaram a cirurgia três vezes e desmarcaram. Na primeira ele estava com anemia. Tratou e marcaram de novo, mas aí a desculpa foi a pandemia. Na terceira, o problema era falta de medicamento”, enumerou.

Tamyres relata que precisa provar o valor da cirurgia para o juiz, mas “os hospitais estão fugindo disso. Eles esquecem que é de uma criança que estamos falando. Meu filho pode a qualquer momento não me enxergar mais e eu nem vou saber disso. Ele é apenas um bebê”, suplica.

A reportagem enviou e-mail à Santa Casa e espera resposta.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias