A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019

11/02/2019 18:34

Com urgência, eleição para 2 novos conselhos tutelares acontece neste mês

Votação para escolher os dez novos conselheiros, que assumirão mandato temporário, acontece no dia 24

Humberto Marques
Conselheiros tutelares integram rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade na Capital. (Foto: Mirian Machado/Arquivo)Conselheiros tutelares integram rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade na Capital. (Foto: Mirian Machado/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande marcou para 24 de fevereiro de 2019 o processo de escolha dos membros do 4º e 5º Conselhos Tutelares da Capital, que assumirão em um mandato provisório de nove meses –no primeiro domingo de outubro acontecem as eleições para o quadriênio 2020/2023, que serão unificadas para todas as unidades. As novas equipes também serão responsáveis pela instalação das duas unidades, que se integram à rede de proteção a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade da cidade.

A posse dos eleitos ocorrerá em caráter de urgência diante das demandas e carências do setor que, com os novos conselhos, atenderá a metade da demanda estimada. Em Campo Grande, são dez candidatos disputando as dez vagas –cinco por conselho e que, embora atendam a demanda, precisam ser aprovados em votação.

Os candidatos participaram de uma seleção que atraiu, inicialmente, mais de cinco mil pessoas, reduzidas a 470 em meio a avaliações como conhecimento, perfil profissiográfico e entrevista. Foram mantidos na disputa apenas os aptos para as funções, segundo a assessoria do Paço Municipal. A lista pode ser conferida no site http://www.campogrande.ms.gov.br/cmdca/. As provas já foram adiadas mais de uma vez.

A votação será realizada em 30 seções eleitorais, que contarão com mesário e dois auxiliares. Os escolhidos terão os nomes marcados em cédula. O voto é facultativo e secreto, podendo participar do processo qualquer eleitor em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral –que deve apresentar no ato o título de eleitor e documento oficial com foto.

Demora – Os dois novos conselhos tutelares da Capital foram criados em 2017 e deveriam ter entrado em operação em janeiro. O 4º Conselho Tutelar deve ser instalado na Vila Nasser, enquanto o 5º foi previsto para a região sul da cidade, já atendida pela unidade instalada no Aero Rancho. As localizações, porém, já foram alvo de discussão judicial no fim de 2018.

Além destes, há conselhos tutelares no Monte Castelo (Norte) e no Monte Líbano (Centro). A estimativa é de que a cidade, com quase 900 mil habitantes, demandaria dez unidades.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions