ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com viagens de fim de ano, pacientes ficam sem médicos na Capital

Luciana Brazil | 14/01/2014 10:36

No fim do ano, período de festas e de viagens, teve gente que encontrou dificuldade na hora de marcar uma consulta médica em Campo Grande. Com médicos viajando, os pacientes precisaram recorrer aos atendimentos hospitalares de urgência, o que nem sempre garante consulta com especialista.

Se todo mundo tem direito a férias, profissionais essenciais podem fazer falta em períodos como esse.
O comerciante Raimundo Costa, 63 anos, sentia fortes dores no estômago dias antes da virada do ano. “Eu precisava ir no gastro (gastroenterologista), mas o meu médico de confiança estava viajando. O jeito foi ir até um hospital que fazia pronto-atendimento, mas o médico tinha outra especialidade”, conta.

Sem ter outra opção, o comerciante precisou esperar o médico voltar de viagem para iniciar o tratamento para gastrite. “O médico que me atendeu no hospital foi ótimo, mas me passou um tratamento paliativo. É o resultado das férias”.

De acordo com o diretor do Sinmed (Sindicatos dos Médicos de Campo Grande), João Batista Botelho de Medeiros, a orientação é que as consultas sejam agendadas com antecedência.

“Já nos casos de intercorrência, a solução é procurar as unidades de urgência”, afirma.

Ele lembra ainda que não há nada que possa ser feito para evitar a ausência destes profissionais. “Os médicos são pessoas iguais às outras. Nesse período, os filhos entram de férias, e os pais aproveitam para viajar”.

O taxista Marcos Oliveira, 32 anos, também passou pelo mesmo problema no dia 29 de dezembro. “Minha mãe tem 54 anos e ela precisou se consultar com o reumatologista dela, mas ele estava viajando. Tivemos que ir até o hospital porque ela estava sentindo muitas dores no corpo”.

O filho reconheceu que a procura pelo médico foi tardia. “Minha mãe já estava sentindo essas dores há algum tempo, mas ela ficou adiando”, contou.

Para especialidades como pneumologia, reumatologia e neurologia são poucos os médicos na Capital, segundo Botelho.

Conforme os profissionais, os pacientes são avisados sobre suas ausências. "Se vou viajar, o meu paciente, aquele que foi recentemente ao consultório, pelo menos dois meses antes da minha viajem, já fica sabendo que deve marcar as consultas antes", disse o dentista José Barcellos.

Nos siga no Google Notícias