ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Combate ao novo coronavírus altera celebrações tradicionais da Semana Santa

Missas se mantém online, apesar de decreto presidencial que permite o retorno das atividades presenciais de eventos religiosos

Lucia Morel | 26/03/2020 16:51
Apesar de não haver celebrações, igrejas permanecem abertas. (Foto: Danielle Errobidarte)
Apesar de não haver celebrações, igrejas permanecem abertas. (Foto: Danielle Errobidarte)


O risco de crescimento de casos do novo coronavírus em Campo Grande alterou uma das celebrações mais tradicionais da Igreja Católica: a Semana Santa, que acontece entre 5 e 12 de abril. A Arquidiocese de Campo Grande emitiu comunicado em que orienta as atividades para o período e mantém missas com transmissão online, sem procissões nem lava-pés.

A decisão foi tomada pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, apesar de decreto presidencial que permite o retorno das atividades presenciais de eventos religiosos, que passaram a ser considerados serviços essenciais.

Em comunicado endereçado tanto aos párocos quanto aos fieis das igrejas, o arcebispo afirma que “vamos manter as orientações já emanadas anteriormente”, que se refere às restrições de atividades presenciais durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus.

Aos párocos, vigários e diáconos, como sustenta a publicação, orientação é de que cada Paróquia vai definir a forma de realizar a transmissão das celebrações litúrgicas da Semana Santa, que vai de 5 a 12 de abril. As celebrações transmitidas devem contar “com a presença somente daquelas pessoas necessárias para a realização do rito litúrgico e de sua transmissão”.

A Missa dos Santos Óleos foi adiada e só será agendada “depois de levarmos em conta as orientações das autoridades sanitárias”.

Para o Domingo de Ramos, a chamada “entrada do Senhor” será apenas no interior da igreja, “com entrada solene na Igreja Catedral e entrada simples nas Igrejas Paroquiais”.

Na Quinta-feira Santa, quando ocorre a Missa da Ceia do Senhor, não haverá o tradicional lava-pés e ao final da celebração, “omite-se a transladação do Santíssimo Sacramento para outra capela, conservando-o no sacrário”.

Já na na Sexta-feira Santa, na Oração Universal, a orientação é que seja acrescentado ao ato litúrgico uma intenção especial de oração ao período de pandemia.

De sábado para domingo, quando ocorre a Vigília Pascal, não haverá a benção do fogo, nem procissão e no Domingo da Ressurreição, a missa pode ser celebrada normalmente, mas caberá a cada pároco, “se julgar oportuno, percorrer as principais ruas da paróquia com o Santíssimo Sacramento, servindo-se de um ‘carro-andor’”.

Já os fieis, poderão acompanhar tais atividades “sem sair de casa” e “saudar o Cristo Ressuscitado com flores”.

Nos casos em que as comunidades não tenham condições de fazer transmissões online, a orientação da Arquidiocese é acessar a TV Imaculada ou pelo Facebook da Arquidiocese, a transmissão das celebrações de nossa Igreja Catedral.

Tais transmissões serão feitas nos seguintes horários: Domingo de Ramos: Santa Missa às 9h; Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h; Sexta-feira: Celebração da Paixão às 15h; Sábado Santo: Vigília Pascal às 19h; Domingo da Ressurreição: Santa Missa às 9h.

Nos siga no Google Notícias