ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Começa amanhã o uso de drones para registro de infrações no trânsito

Adoção de dispositivos busca reduzir os riscos de acidentes em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto | 07/04/2024 21:19
Policial pilota drone durante ação educativa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Policial pilota drone durante ação educativa. (Foto: Henrique Kawaminami)

A utilização de drones para controle do trânsito em áreas de grande fluxo começa nas primeiras horas desta segunda-feira (8), informa o BPMTran (Batalhão de Polícia de Trânsito). Considerada a "extensão dos olhos dos agentes", a iniciativa busca reduzir o número de infrações em Campo Grande.

Embora novidade na capital sul-mato-grossense, Resolução nº 909/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já estipulou regras para a fiscalização. O texto discorre que o dispositivo eletrônico deve circular em vias com placa informativa da presença de câmeras.

Ao Campo Grande News, o tenente-coronel Carlos Augusto Pereira Regalo informou que, em casos de infração, o usuário será notificado de maneira instantânea.

“A infração será feita de maneira instantânea, diferente de radar em uma rodovia, por exemplo, que quando você passa em alta velocidade só é notificado meses depois. O uso do drone ajuda a facilitar o serviço porque o agente consegue adentrar em locais que o agente não conseguiria ir a pé”, discorreu.

Segundo o tenente-coronel, a fiscalização por drone não está relacionada a infrações de cunho administrativo, ou seja, não será utilizado para verificar se o licenciamento está vencido ou não. “A ideia é pegar de infrações que envolvem desobediência às regras de circulação e acarretam em acidente”.

A fiscalização com drone já havia sido utilizada em Campo Grande para monitorar motoristas parados em via dupla, principalmente em frente de escolas. Atualmente, o batalhão possui um aparelho, mas já está em processo licitatório para a compra de outros.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias