ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Comerciantes cobram fechamento de rua para Mercadão ganhar calçadão

Elverson Cardozo e Kleber Clajus | 13/04/2014 10:51
Entrada pela 15 de novembro tumultua o trânsito, dizem os comerciantes. (Foto: Simão Nogueira)
Entrada pela 15 de novembro tumultua o trânsito, dizem os comerciantes. (Foto: Simão Nogueira)

A Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande cobrou mais uma vez mudanças na região para acabar com problemas no trânsito. Na manhã deste domingo, o vice-presidente da entidade, Cleuber Linhares, de 42 anos, apresentou ao prefeito Gilmar Olarte (PP) uma lista de sugestões, durante visita do progressista ao centro comercial e turístico, com projetos que há muito esperam sair do papel.

Entre as revindicações, estudadas desde 2008, está o fechamento do acesso ao prédio pela rua 15 de Novembro e também de trecho da Rua 7 de Setembro, para que se crie um calçadão para mais quiosques de comidas típicas. As entradas para o Mercadão, neste caso, seriam concentradas na Avenida Noroeste, em frente ao Colégio Oswaldo Cruz.

Como justificativa para mudança, está a reorganização do trânsito, tumultuado durante os horários de pico. A maior confusão ocorre na 15 de Novembro, entre Calógeras e Noroeste. O motorista encontra um traffic calm (quebra-moles de proporção maio), que ainda tem uma faixa de pedestres, o que obriga a redução da velocidade.

Para complicar mais, cerca de 5 metros depois fica a entrada do estacionamento do Mercadão à esquerda e na sequência um semáforo. No fim da tarde ou meio-dia, o fluxo acaba ficando bem complicado por conta disso.

Gilmar Olarte afirmou que já existe uma emenda de R$ 1,5 milhão, dos senadores Delcídio do Amaral (PT) e Waldemir Moka (PMDB), para obras de ampliação e revitalização do espaço. Contudo, é preciso fechar e encaminhar o projeto até junho para que não se perca o recurso.

Ampliação deve resolver o problema da falta de espaço, especialmente nas lanchonetes. (Foto: Simão Nogueira)
Ampliação deve resolver o problema da falta de espaço, especialmente nas lanchonetes. (Foto: Simão Nogueira)

“Precisamos agir rápido”, disse, ao comentar que também defende uma ação de revitalização para melhoria da praça logo á frente, onde índias vendem produtos das aldeias.

Ficou a cargo do vereador Paulo Siufi (PMDB), que acompanhava o prefeito, a articulação para realização de uma audiência pública para debater o assunto.

Vale ressaltar que, no ano passado, o Mercadão passou por uma revitalização que custou R$ 801,9 mil. A reforma abrangeu o telhado, piso, banheiros, parte elétrica e de combate ao incêndio.

Para os comerciantes, a ampliação, se acontecer, vai dar outra cara ao espaço e consolidá-lo ainda mais como um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Campo Grande.

Prefeito Gilmar Olarte em visita ao Mercadão. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito Gilmar Olarte em visita ao Mercadão. (Foto: Cleber Gellio)

Com a mesma banca de condimentos, produtos medicinais e farináceos há 38 anos, Hiroshi Utinoi, 80, é um dos veteranos no local que apoia a obra e está animado com a notícia da possibilidade de nova reforma que, na avaliação dele, "vai garantir mais conforto aos visitantes".

Moradora de Cuiabá, a costureira Dirce Marino, de 65 anos, estava no Mercadão pela primeira vez, acompanhada da filha, a engenheira Aline Garcia, de 45 anos e do genro, o técnico de segurança do trabalho, Márcio de Oliveira, de 32 anos.

Os três foram lanchar e, por falta de espaço, estavam em pé. Dirce comenta que o ideal é que o espaço contasse com mais lugares, o que pode ser possível com a ampliação. Já Márcio destacou a necessidade de lixeiras e lembrou do problema de congestionamento na 15 de Novembro. "Hoje, o grande problema é que congestiona a 15, principalmente, no final de semana, e resolvendo essa questão, vai melhorar o fluxo."

Nos siga no Google Notícias