A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

08/08/2011 14:10

Comerciantes esperam ansiosos por shopping que deve reavivar Calógeras

Paula Vitorino

Para lojistas, obra trará nova clientela e visual renovado para via que está abandonada

Obras do Shopping Cidade Morena devem começam em setembro. (Fotos: João Garrigó)Obras do Shopping Cidade Morena devem começam em setembro. (Fotos: João Garrigó)

Considerada por muitos anos como corredor de bons negócios, a avenida Calógeras hoje é sinônimo de abandono no centro de Campo Grande e nem de longe lembra os tempos áureos do comércio. Mas a construção de um shopping na via deve ser o começo de novos tempos, com ares do passado de lucratividade certa. Pelo menos é isso que esperam a maioria dos comerciantes ao redor.

“A rua está abandonada. Esse shopping vai ajudar a gente a atrair de novo o público”, resume o proprietário de uma loja de calçados em frente ao shopping, Mohammad Ismail.

Ele espera que a população volte a frequentar a Calógeras para fazer suas compras e garante que o movimento já deve melhorar com o início das obras do Shopping Cidade Morena, previsto para o início do mês de setembro. O prédio ficará localizado entre as ruas Marechal Rondon e Dom Aquino.

Sobre a concorrência, com a abertura de novas lojas, o comerciante afirma que “sempre tem cliente” e que a freguesia já fiel a loja vai continuar. “A tendência é surgirem novos clientes”, frisa.

Já o proprietário de uma loja de colchões, Adalberto Sandoval, ressalta que pior do que está não fica. “Pra Calógeras ficar assim é muito pior, não tem atrativo nenhum para o público vir até aqui. Pra minha quadra vai ser excelente essa obra”, destaca.

Para o proprietário, a concorrência é algo positivo, que também ajuda a puxar clientes. “A pessoa vai comprar uma coisa lá, aí já passa por aqui e aproveita pra ver uma mercadoria e assim vai indo”, diz.

Loja de roupas é mantém vendas aquecidas a 41 anos, receita de sucesso é preço justo. Loja de roupas é mantém vendas aquecidas a 41 anos, receita de sucesso é preço justo.

Preço bom - As irmãs proprietárias de uma das lojas mais antigas da avenida e que mantém as vendas aquecidas há 41 anos, desde a inauguração, ensinam que o segredo para manter a loja sempre cheia é o preço e o foco no tipo de cliente.

“Eu tenho meu público, eles tem o deles. É bom ter mais variedade que aí os clientes vêem que o nosso produto é o que compensa pelo preço e qualidade”, afirma em tom descontraído, Magda Murad.

A loja mudou de local por conta das obras do Shopping, mas manteve a tradição na Calógeras e as proprietárias não pretendem deixar o ponto.

Para Marilene Murad, o novo estabelecimento só vai aumentar a freguesia e as vendas, pois o diferencial da loja está garantido: o preço. “Nosso lucro em cima das mercadorias é pequeno e por isso garantimos um preço bom e nosso cliente”, frisa.

O comerciante Mohammed explica que a manutenção do comércio no Shopping é mais caro e por isso as lojas ao redor vão poder aproveitar os clientes, sem precisar ter custo de manutenção maior.

“O que gasto aqui pra manter minha loja é muito pouco. Agora no Shopping o aluguel é muito mais caro e aí o comerciante acaba tendo que agregar seus gastos no preço final do produto”, diz.

Visual Novo - Mas para atrair a nova clientela que deve ir para a Calógeras, os comerciantes apostam em novas fachadas e já preparam projetos de reformas.

“Mas para os clientes do Shopping virem nas nossas lojas a gente precisa investir em uma loja mais moderna, senão ninguém vem. Tem que ser algo atrativo e bonito”, diz Mohammed, que já prepara o projeto de reforma e deve investir cerca de R$ 5 a 7 mil, fora a compra de novos móveis.

Adalberto também tem planos para a reforma e planeja começar as alterações quando as obras do Shopping já estiveram na fase final.

Muitos comerciantes receberam proposta de mudar para o Shopping, mas eles acreditam que a reforma no estabelecimento compensa mais, já que os gastos com a manutenção em outro local seriam maiores.

Desconfiança - Enquanto a maioria acredita que a construção de shoppings no centro seja um chamariz para a freguesia, alguns comerciantes preocupam-se com o ritmo de vendas e a expansão desenfreada de novos comércios.

“As vendas em shoppings estão aumentando e isso está tirando um pouco da freguesia do comércio no centro. Não sei onde vão conseguir tantos clientes para esse monte de shopping que está saindo”, alerta o proprietário de uma loja de sapatos.

A comerciante de uma loja de roupas para gestantes, Silvana Sartori, compartilha da mesma opinião e diz que mesmo não existindo dentro do shopping uma loja que seja concorrente do mesmo setor, a concorrência existe.

“Eu falo que a gente não concorre só com um seguimento, mas com o bolso do cliente. Pode não ter um loja para gestante no shopping, mas tem outras e aí o cliente passa por lá antes e deixa o dinheiro dele, aí não tem pra gastar na minha”, justifica.

A reportagem não conseguiu contanto com a empresa responsável pela construção do Shopping Cidade Morena, devido o responsável estar viajando.



É muito bom saber que a nossa cidade esta a cada ano ganhando mais locais modernos e atrativo para as pessoas, com certeza podera sim valorizar a Av. Calógeras, Mas seria muito bom tambem que alguns imóveis ganhassem uma reforma e mantessem suas origens pois o que acho De mais BONITO na Avenida Calógeras são os imóveis que ainda resistem ao tempo e CONTINUAM MOSTRANDO UM POUCO DO QUE FOI A NOSSA HISTÓRIA . Eu considero esta rua um Verdadeiro Patrimonio Cultural. Não sei se existe uma lei que ajude os proprietários a manter essas verdadeiras RELIQUIAS da nossa cidade, mas com certeza deveria existir, POIS A NOSSA HISTORIA PRECISA SER "VISTA" AINDA POR MUITAS E MUITAS GERAÇÕES.
 
SHIRLEY CRUZ SILVEIRA em 09/08/2011 11:02:51
também achei que o shopping que ia ter ali tinha "micado" e virado estacionamento. Qual é a fonte da informação? A construtora, incorporadora, ou o empresário ou grupo que está à frente desse empreendimento? Tem site? Onde dá pra saber se ele sai mesmo dos planos e vai pra construção?
 
Daniel Francelino em 09/08/2011 10:07:30
os comerciantes da calogeras deixaram cair muito seus comercios lojas deterioradas pelo tempo eles tem uma grande parcela de culpa por perderem clientes
 
claudinei braz de lima em 09/08/2011 08:23:07
agora é que precisamos do prefeito pra tirar essa linha de ônibus que pega a calógeras do inicio até o final do lado direito,tem que deixar a faixa livre para estacionamento,pois assim teremos um maior fluxo de clientes,pois hoje o grande fluxo da calógeras é o publico A e B,ou seja apé e busão porque nao tem vaga pra estacionar,porque a rua inteira é linha exclusiva de ônibus.e em segundo ponto a maioria dos lojistas tem que investir em seu comercio,pois clientes gostam de um bom ambiente e nao de muquiferas como é a calógeras hoje.eu tenho comercio aqui nesta rua e as vezes me envergonho de estar aqui,pois muitas lojas degrinem a nossa imagem,e se quisermos atrair clientes temos que primeiro mudar o visual de nossas lojas ou a calogeras sera sempre essa boca de lobo que hoje é.
 
rosangela alves em 09/08/2011 01:20:13
Nossa, que bom que já vai começar a obra, trabalho perto do local e todos estão anciosos por esse início. Será que a administração garante que começa em Setembro?
Faz mais de ano que tá pra começar.... Será que demora pra concluir??
 
Denise da Silva em 08/08/2011 10:16:00
Além deste shopping está previsto também a orla ferroviária e a revitalização da 14 de julho, com isto este local será muito valorizado, visto que um percentual muito grande do comércio e dos serviços estão nestes metros quadrados. Campo Grande está com uma população elevada com uma estrutura comercial pequena e pouco desenvolvida. estes dias fui aos dois shoppings e a feira e todos estavam muito cheios, além de tudo vemos muitos carros com placas do interior.
 
Jorge Luiz Antônio em 08/08/2011 04:58:31
Este Shopping , irá chamar se Cidade Morena e seu projeto já existe há quase tres anos, segundo boatos de lojistas de outros shoppings, ele terá seis andares, e o ultimo será estacionamento panoramico e me parece, que ele irá se juntar ao pátio central e a antiga lojas americanas, mas até aí, somente conjecturas, boatos, nada oficial sobre a fusão dos dois, mas que este shopping vai sar, isto ta está definido.
 
Gustavo Cesar C. Gonçalves em 08/08/2011 03:45:07
achei que tinham cancelado esse shopping e o local seria um estacionamento.
 
THIEGO PACHECO em 08/08/2011 03:13:44
O comércio de rua perde atratividade porque as ruas são pouco atraentes para a população. Em todo o centro de Campo Grande as calçadas são estreitas, mal iluminadas e cheias de obstáculos para os pedestres, e não há bancos para que as pessoas descansem e aproveitem a cidade. A segurança é outro problema, já que a polícia é uma presença rara. Sem investimentos da prefeitura e dos lojistas, o comércio de rua ficará cada vez mais abandonado!
 
Luiz Pereira em 08/08/2011 02:41:59
Será que vai reavivar a Calógeras ? Espero que sim... mas se não houver inteligência suficiente no pessoal da engenharia de trânsito de nossa capital, quanto ao fluxo de veículos nas proximidades... o tiro pode ser no pé.
 
Jose Pereira da Silva em 08/08/2011 02:41:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions