ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Concessionária de água instala e monitora hidrantes; área urbana tem 238

Christiane Reis | 20/10/2016 14:57
Hidrante instalado em uma das ruas da Capital. (Foto: Divulgação)
Hidrante instalado em uma das ruas da Capital. (Foto: Divulgação)

Considerados primordiais para o bom desempenho do combate e proteção a incêndios, os hidrantes estão instalados em vários locais da Capital. Atualmente, Campo Grande conta com 238 hidrantes na região urbana. Todos os meses, com investimentos da empresa, são instalados três hidrantes na cidade e os locais obedecem apontamento técnico realizado pelo Corpo de Bombeiros.

O procedimento de instalação e manutenção dos terminais hidráulicos atende a lei complementar municipal nº 105 de 06 de novembro de 2007. O texto trata do Plano Municipal de Implantação de Hidrantes, que está sendo elaborado pelo Corpo de Bombeiros e Águas Guariroba, sob supervisão da Agereg (Agência Municipal de Regulação).

De acordo com o coordenador de serviços da Águas Guariroba, Maurício Peixoto, além de sere responsável pelo mapeamento, instalação e manutenção dos equipamentos, outra responsabilidade da empresa de saneamento é de regularizar hidrantes já existentes na cidade. “Fazemos a instalação dos equipamentos e também regularizamos os que já existiam. Até 2013 haviam 114 hidrantes instalados, mais 18 foram localizados, mapeados e regularizados e outros 106 foram instalados pela Águas Guariroba”, explicou.

Por padrão, todos os hidrantes de Campo Grande têm uma numeração, são vermelhos e com calçamento no entorno. A sinalização na via pública é de responsabilidade da Agetran (Agência Municipal de Trânsito). Hidrantes que não estiverem neste padrão devem ser informados para a concessionária através dos canais de atendimento 0800 642 0115 ou 115. “Mesmo os terminais hidráulicos instalados em locais privados, como shoppings ou condomínios, devem atender ao padrão e mapeados pela concessionária, por isso é importante que tenhamos acesso a estes equipamentos”, completa o coordenador Maurício Peixoto.

Combate a incêndios - Conforme o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Paulo Costa Neto, chefe da seção de Apoio Logístico do Comando Metropolitano, o mapeamento e manutenção dos hidrantes é primordial para o bom desempenho do combate e proteção a incêndios na cidade.

“Os hidrantes são nossas principais fontes de abastecimento de viaturas na via urbana, então é muito importante que eles estejam bem localizados e próximos às áreas de atuação. O tempo resposta em uma ação de combate a incêndios é fundamental para não afetar a vida ou os bens da população”, afirmou o tenente.

Nos siga no Google Notícias