ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Congresso supermercadista espera movimentar R$ 45 milhões

Elverson Cardozo e Luciana Brazil | 22/10/2012 17:50
Amas espera receber 5 mil visistante durante três dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Amas espera receber 5 mil visistante durante três dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Começou nesta segunda-feira (22), em Campo Grande, o 22º congresso e exposição sul-mato-grossense de produtos e serviços para supermercados, bares, restaurantes, hotéis e padarias, o Super Amas. O evento, considerado a maior feira de negócios do varejo de Mato Grosso do Sul, está sendo realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

A expectativa, durante os três dias de evento, é atrair 5 mil visitantes e gerar cerca de R$ 45 milhões em negócios. O encerramento será na quarta-feira (24), às 22h.

A solenidade de abertura, realizada no auditório do Albano Franco, reuniu representes de entidades ligadas ao setor, como o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumo Honda, e contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB).

Em entrevista concedida à imprensa, assim que chegou ao local, Puccinelli disse que o congresso vai mostrar, na questão de produtos e serviços, a pujança do setor supermercadista de Mato Grosso do Sul e vai servir para melhorar o relacionamento entre os setores.

 “Todas as vezes que você interage com as indústrias, com os atacadistas, com os distribuidores, com o varejo, você pode ter uma relação melhor”, disse.

Puccinelli também falou sobre os tributos estaduais que encarecem os itens que compõe a cesta básica e disse que, por enquanto, não há como deixar de lado o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

“Dentro das prioridades que nós teríamos para desoneração do tributo estadual - que é o ICMS - este seria o primeiro. Acontece que a exigüidade de recursos nos faz, neste momento, não podermos abrir mão mais do que abrimos em outras épocas que não havia crise para o setor”, afirmou.

Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, durante abertura do evento. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, durante abertura do evento. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A saída, completou, seria fazer um sistema de proteção, com alterações de pautas fiscais, como já ocorreu no passado. “Existem maneiras de pautar os produtos para que não haja predação dos que vendem de fora como diferencial da alíquota de dentro”, finalizou.

O presidente da Amas, Acelino de Souza Cristaldo, destacou o tema do congresso que aborda, este ano, a sustentabilidade. “Existe hoje um pacto da associação brasileira dos supermercados com vistas a reduzir o uso das sacolas plásticas. Vamos falar disso, abordando o tema durante os três dias”, disse.

Técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernado Rezende, o Bernardinho, fez a palestra motivacional de inauguração e falou sobre garra, persistência, fazendo comparações com o esporte.

 “Seja na área de supermercado, setor varejista ou no esporte, todos queremos resultados. Nós lidamos com gente, pessoas, equipe e nós viemos falar sobre isso. São temas inerentes a todos nós: formar equipes, motivar pessoas em busca dos resultados”, disse.

Bernardinho, técnico de seleção brasileira, foi o primeiro palestrante. (Foto: Elverson Cardozo)
Bernardinho, técnico de seleção brasileira, foi o primeiro palestrante. (Foto: Elverson Cardozo)

Além de técnico, empresário formado em Economia e palestrantes, Bernardinho também é escritor.  Em 2006, lançou o livro “Transformando Suor em Ouro”, que conta sua trajetória esportiva desde quando era levantador da seleção masculina de voleibol até sua consagração como técnico, em 2004, nas Olimpíadas de Atenas.

Feira - O 22º Super Amas reúne toda a cadeia produtiva relacionado ao setor supermercadista. O evento é direcionado aos micros, pequenos, médios e grandes empresários. Não é aberto ao público em geral porque o encontro tem como objetivo principal fazer negócios.

Em uma área total de 1.800 m², mais de 70 expositores e cerca de 400 marcas nacionais e regionais vão oferecer produtos e serviços com preços especiais às empresas visitantes.

O pagamento do ICMS de todos os produtos vendidos no período e no ambiente da feira será prorrogado para 30 dias. A medida foi editada pelo governo estadual.

Proprietário de uma empresa de hortifrutigranjeiro participa do evento pela segunda vez. (Foto: Simão Nogueira)
Proprietário de uma empresa de hortifrutigranjeiro participa do evento pela segunda vez. (Foto: Simão Nogueira)

Oportunidade - Pela segunda vez na exposição, o proprietário de uma empresa de hortifrutigranjeiro, Ismael Ferlin, assegurou que o trabalho com as frutas expostas vale a pena diante dos negócios que são realizados durante o congresso.

Para ele, a feira é sinal de que bons negócios serão feitos. “Ajuda muito, já que a repercussão é muito boa. Além disso, geralmente a gente só consegue negociar com os compradores e aqui os proprietários de mercados vêem pessoalmente”.

As frutas, de ótima aparência, são o atrativo, mas mantê-las bonitas, segundo o representante Rodrigo Duarte, 28 anos, vai ser difícil. “Hoje nós trouxemos 80 itens e mais de 1 mil quilos de frutas e vamos ter que substituí-las porque o calor é muito grande”, explica.

Para o supervisor de vendas da empresa Dale, Fábio Arcanjo, 38 anos, o trabalho é mais fácil. Os sorvetes são guardados no freezer que podem guardar até 30 caixas de sorvete, em média. “Com a feira, a gente pode lucrar até 30% a mais. O nosso foco são os parceiros que a gente ainda não tem”.

O relacionamento com os clientes é uma das melhores consequências da feira para o supervisor de vendas da empresa Mitsui Alimentos Café Brasileiro, José Antonio Ratcov, 45 anos. “Acreditamos na feira, acreditamos no mercado estamos presente.

Mais de 70 expositores estão distribuídos pelo pavilhão do Albano Franco. (Foto: Simão Nogueira)
Mais de 70 expositores estão distribuídos pelo pavilhão do Albano Franco. (Foto: Simão Nogueira)

Ratcov resslata que durante o evento as oportunidades de negócio são inúmeras e o crescimento nas vendas pode chegar até 50% nos três dias. “Nós somos produtores do café, temos uma filial no Estado. Não somos representantes”, afirmou o Ratcov há 18 anos no mercado.

O Super Amas é uma iniciativa da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados e do Sindsuper (Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Campo Grande).

Serviço – O Centro de Convenções e Exposições Albano Franco está localizado na avenida Mato Grosso, 5017, no Carandá Bosque, em Campo Grande.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas pelos telefones (67) 3356-4450 ou pelo site www.superamas.com.br

Nos siga no Google Notícias