ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Congresso vai discutir reflexos da reforma trabalhista no direito administrativo

Entre 16 a 18 de outubro evento terá conferências, painéis, palestras, lançamento de livros entre outras atrações

Adriano Fernandes | 09/09/2019 19:26
Debate entre palestrantes na edição de 2018 do congresso. (Foto: Divulgação/IBDA)
Debate entre palestrantes na edição de 2018 do congresso. (Foto: Divulgação/IBDA)

Os impactos, os desafios, incertezas e flexibilizações da reforma trabalhista no direito administrativo, serão alguns dos temas discutidos no Congresso Brasileiro de Direito Administrativo que entre os dias 16 a 18 de Outubro, reunirá na Capital, palestrantes conhecido no Brasil e pelo mundo para discutir os reflexos da nova legislação.

O evento é considerado o maior do país sobre direito administrativo e terá conferências, painéis temáticos, palestras, lançamento de livros, concursos de artigos, entrega de prêmios além de debates simultâneos.

“As novas modelagens de contratações previstas pela lei impactaram os critérios para a seleção dos prestadores de serviços, modificaram relações contratuais já firmadas, retirando direitos previstos na CLT e consolidadas em súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST). As alterações incidiram, inclusive, em contratos em andamento, o que gerou insegurança para o trabalhador”, destacou a professora de direito administrativo da PUC-SP e procuradora da Fazenda Nacional, Carolina Zancaner Zockun.

A procuradora ressalta que tratar desse tema em um congresso de âmbito nacional, se faz pertinente diante da importância das modificações proporcionadas pela reforma. A administração pública, ainda na visão da especialista, apesar de não ser empregadora e sim tomadora de serviços, manteve o papel de fiscalizar o cumprimento das novas regras, com supressão de pagamentos de parcelas que passaram a ser consideradas indevidas.

A Reforma Trabalhista, promovida pela Lei nº 13.467/2017, estabeleceu alterou de mais de 200 pontos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Os debates sobre a reforma trabalhista acontecem na quinta-feira (17), com a participação de Carolina Zancaner Zockun (SP), Clovis Beznos (SP), Luciani Carvalho (MS) e mediação de Fernando Borges Mânica (PR).

O congresso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e reúne um time de especialistas na pasta administrativa e correlatos, renomados nacional e internacionalmente, que trarão para o centro das discussões o “Desenvolvimento regional: por uma agenda propositiva e inclusiva”.

Um dos principais objetivos do IBDA com o evento é estreitar o diálogo com a sociedade possibilitando aos cidadãos, congressistas e participantes apresentarem proposições legislativas. 

Poderão ser feitas sugestões de mudança nas normas sobre consensualidade, mediação e arbitragem; controle da administração pública; licitações e contratos; organização administrativa, parcerias sociais e terceiro setor; prevenção e combate à corrupção; profissionalização da função pública; reforma da previdência e tutela da probidade administrativa podem ser enviadas para o site do instituto www.ibda.com.br.

O conteúdo recebido é analisado por temas e debatido no congresso. As moções com embasamento serão encaminhadas para os órgãos e autarquias responsáveis e acompanhadas pelo IBDA.

Serviço

XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo do IBDA
16 a 18 de outubro

Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Dia 17/10 – Programação Simultânea – 10h30 às 12h00Sala 1 – Terceirização e reforma trabalhista: os impactos na Administração

Confira a programação completa pelo link 

Nos siga no Google Notícias