ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conselho de Segurança do centro quer pressa na instalação de câmeras

Marta Ferreira | 06/10/2011 15:29

Entidade teme que lei fique no papel e diz que comerciantes topam investir parte do valor necessário

O presidente do Conselho de Segurança do Centro de Campo Grande, Adelaido Luiz Spinos Vila, afirmou nesta tarde que a entidade vai procurar o prefeito Nelson Trad Filho Filho (PMDB), após o feriadão da semana que vem, para discutir uma forma de colocar em prática, logo, a lei que prevê sistema de monitoramento de câmeras no centro da cidade. A legislação foi sancionada hoje pelo prefeito, com veto ao item o investimetno com recursos do orçamento no projeto.

Adelaido diz que a preocupação da entidade é colocar a lei em prática, como forma, segundo ele, de “acabar com o caos” no centro da cidade.

“Isso foi uma luta nossa. Mais de dois anos trabalhando nisso para convencer os vereadores. Para nós é um momento de alegria. A luta agora é para que saia do papel”, afirmou.

Adelaido representa a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande nas discussões. Segundo ele, existe a intenção dos comerciantes de ajudar a custear o sistema, orçado em pelo menos R$ 13 milhões, mas o Poder Público também deve cooperar.

“O cidadão já paga imposto para isso”, defende. De acordo com ele, existem fontes de recursos federais para custear a instalação do sistema de monitoramento por vídeo.

O comerciante vislumba redução de crimes como furtos, roubos e também do tráfico de drogas em ruas centrais com a vigilância por câmeras. Com isso, afirma, o Poder Público também se beneficiará com economia nos gastos.

“Não dá para por câmera em toda a cidade, mas essas poderão indicar os lugares onde é preciso mais policiais”, afirma.

A lei foi sancionada hoje, e, pelo texto, já está em vigor. Ela prevê parcerias entre a iniciativa privada e a administração municipal para instalação do sistema de videomonitoramento. Ao falar do assunto, na semana passada, o prefeito Nelson Trad Filho disse que o Município conta com a ajuda dos empresários do comércio para colocar a ideia em prática.

Nos siga no Google Notícias