Consultório de apoio para casos de gripe é montado na UPA Universitário
A estrutura também será instalada nos demais dez postos 24 horas, onde já foram montadas tendas de triagem
O primeiro consultório de apoio aos pacientes com sintomas respiratórios começou a funcionar hoje na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, em Campo Grande. A medida foi adotada diante do aumento expressivo de casos de gripe.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a estrutura foi montada na parte externa da unidade e também será instalada nos demais dez postos 24 horas, onde já foram montadas tendas de triagem para casos sintomáticos de síndromes gripais.
“Essa estratégia é importante para evitar a exposição e o contato de um paciente acometido por alguma outra enfermidade com um paciente sintomático respiratório, reduzindo assim o risco de uma contaminação cruzada”, explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
Pessoal - na última semana, o município renovou o contrato de 90 médicos e contratou mais 40 novos profissionais para reforçar o atendimento nas unidades. Os processos de compra e reposição de medicamentos também estão sendo agilizados, segundo a pasta.
Ainda no mês de dezembro do ano passado as UPAs e CRSs passaram a registrar um aumento expressivo no volume de atendimentos. Unidades que faziam em média 80 consultas por dia, ultrapassaram a marca de 420 atendimentos.