ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Contra fraudes, Uniderp proíbe de lanche até piercing em vestibular

Antonio Marques | 07/11/2015 11:56
Contra fraudes, Uniderp proíbe de lanche até piercing em vestibular

Alvo de quadrilhas especializadas no país na tentantiva de obter vagas nos cursos de medicina por meio de fraudes, as medidas de segurança nos vestibulares têm sido reforçadas a cada ano. Na prova de amanhã para as 60 vagas de medicina da Uniderp, o candidato não poderá usar nem piercing, brinco ou anel. Para fazer o exame será aceita apenas caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta.

Além dessas medidas, para acessar a sala os alunos terão de apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de inscrição e o respectivo pagamento. Tudo original. Se o documento de identificação for expedido antes de 2012, será obrigatório apresentar uma foto 3x4 atual.

Conforme o edital do vestibular, a universidade poderá submeter os candidatos ao sistema de identificação e detecção de metal e exame Otoscopia (exame visual do canal auditivo externo) nas salas, corredores e banheiros, a fim de impedir a prática de fraude e de verificar se os candidatos estão ponto eletrônico.

Consta ainda no edital, que os candidatos deverão manter, durante a realização da prova, as orelhas visíveis, os cabelos atrás das orelhas, presos, bem como, permanecer de camisas ou blusas de mangas longas dobradas, expondo o antebraço.

Também não será permitido aos candidatos acessarem e/ou permanecerem nos locais de prova, portando, ainda que desligados ou fora de uso, telefones celulares, pagers, bip,walkman, ipod, ipad, gravador, qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens, e ainda, acessórios como relógios de qualquer espécie, bolsas, carteiras, mochilas, capacetes, bonés, viseiras, chapéus, lenços, cachecol, bandanas, brincos, anéis, pulseiras, broches, bótons ou similares, bem como lanches de qualquer espécie.

Além da caneta para fazer a prova, garrafa de água só será permitida se for transparente e sem rótulo. Para evitar transtornos, na entrada das salas, os candidatos receberão dos fiscais uma embalagem plástica e as orientações de como proceder para guardar os seus objetos pessoais.

Essas medidas são para garantir a tranquilidade dos candidatos que realmente estudaram para ingressar no curso de medicina por mérito próprio. Neste ano, a Uniderp contratou a empresa Consultec, especializada em orgnaização e planejamento de concursos públicos e vestibulares em todo o país.

Conforme a assessoria de imprensa da Uniderp, essa empresa será responsável pela aplicação das provas e todo o sistema de segurança do vestibular. Justamente por questões de segurança, a assessoria não pode informar quais as medidas complementares serão tomadas para evitar o uso de transmissores e similares durante o exame.

No vestibular de 2013, 23 pessoas foram presas acusadas de fraudar o vestibular para Medicina da instituição. Entre os detidos havia dois sul-mato-grossenses e dois alunos que já cursavam Medicina em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Os outros vieram de estados, como Pará, Minas Gerais, Goiânia e Mato Grosso.

De acordo com a polícia, eles pagariam de R$ 1,5 mil a R$ 30 mil à quadrilha de fraudadores caso fossem selecionados. Os candidatos utilizaram escutas eletrônicas e celulares, pelos quais recebiam mensagens com as respostas. Uma das mensagens interceptadas pela polícia alertava um aluno sobre o flagra: “Tira da orelha (o ponto) agora! Tira! Tem gente olhando na saída!”.

A Uniderp oferece 60 vagas por meio da prova do vestibular e outras 60 vagas vagas pelo SisFies (Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil). As vagas não preenchidas pelo Fies serão direcionadas aos candidatos do vestibular, seguindo a ordem de aprovação.

A prova amanhã acontece na unidade central na Rua Ceará, das 14 até as 18 horas. Além da redação, os alunos terão que responder 70 questões objetivas sobre língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira (inglês ou espanhol), ciências humanas, ciências físicas e biológicas. Não será permitido deixar a sala antes das 16 horas. A partir das 17 horas, os candidatos poderão sair com os cadernos do exame.

O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 12, a partir das 16 horas.

Nos siga no Google Notícias