ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Contribuintes inadimplentes ainda podem ter desconto no IPTU 2012

Fabiano Arruda | 13/01/2012 12:50

Prazo para entrega de carnês pelos Correios vai até o dia 19. Quem não receber deve ligar no telefone 156

Quem tiver dívida em atraso de IPTU deve se dirigir à central de atendimento que fica na Rua Arthur Jorge. (Foto: João Garrigó)
Quem tiver dívida em atraso de IPTU deve se dirigir à central de atendimento que fica na Rua Arthur Jorge. (Foto: João Garrigó)

Os contribuintes que possuem pendências de IPTU anos anteriores ainda podem ter desconto do tributo neste ano.

Basta se dirigir a Central de Atendimento, que fica na Rua Arthur Jorge (antiga Câmara Municipal), e equacionar a dívida até o dia 12 de fevereiro, explica o secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Paulo Nahas.

O contribuinte pode resolver as pendências por meio de parcelamento ou à vista e, partir disto, já pode ter 10% de desconto para pagamento parcelado ou 20% à vista no IPTU deste ano.

O secretário afirma que muitos acreditam que, por conta de terem recebido o carnê amarelo neste ano, não podem mais participar do IPTU Azul em 2012.

“Às vezes o cidadão fica com uma parcela atrasada do imposto no ano passado e acredita que já não pode mais ter desconto neste ano”, pontua.

Atenção com o prazo - Nahas ainda orienta aos contribuintes que não receberem os carnês do IPTU até o dia 19 de janeiro, prazo em que os Correios concluem a entrega. Quem se encaixar neste caso deve ligar no telefone 156.

“Provavelmente o carnê não foi entregue por conta de o endereço estar desatualizado. O contribuinte deve, então, informar os dados do imóvel e pedir a segunda emissão”, esclarece.

A partir disto, o novo carnê chega dentro quatro dias. Outra opção, destaca o secretário, é imprimir por meio da internet no site http://www.capital.ms.gov.br/iptu2012 no link “Emissão de Guia”.

Recorde - Em 2012, Cerca de 60 mil contribuintes poderão ter desconto de 28% no pagamento do IPTU, considerado número recorde.

Conforme Nahas, a alta quantidade de bons pagadores se deve às campanhas de incentivo de desconto e oferta de sorteio a prêmios, no entanto, o foco principal é sempre transformar a população inadimplente em adimplente.

IPTU - IPTU - Neste ano, o reajuste do imposto ficou entre 7,3% e 15,5%, índices baseados em 7,33%, referente ao IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), para terrenos, e 8,20%, no Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil), para unidades construídas. Aproximadamente 332 mil boletos foram emitidos.

O maior reajuste foi aplicado para imóveis que ficam de frente para obras como o Imbirussu-Serradinho, Via Morena e Segredo, além das chamadas “fazendas urbanas”.

Quem discordar do valor do reajuste poderá solicitar revisão até o dia 10 de março. Caso o pedido seja julgado improcedente, o reclamante perde o desconto, além de efetuar o pagamento acrescido de juros de multa de mora.

O projeto aprovado do IPTU aprovado na Câmara Municipal também trouxe mudança nas categorias, passando de cinco para onze. Na prática, há maior fracionamento do reajuste, o que impede a alta abrupta do imposto no carnê do contribuinte.

Nos siga no Google Notícias