ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Criador do “Campão a Pé”, arquiteto é nomeado superintendente do Iphan em MS

Nomeação de João Henrique dos Santos foi publicada hoje pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes

Caroline Maldonado | 27/04/2023 08:46
Professor, arquiteto e historiador João Henrique dos Santos na Rua 14 de Julho, via que faz parte do roteiro do projeto “Campão a Pé” (Foto: Arquivo Pessoal)
Professor, arquiteto e historiador João Henrique dos Santos na Rua 14 de Julho, via que faz parte do roteiro do projeto “Campão a Pé” (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor, arquiteto e historiador João Henrique dos Santos é o novo superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul. Ele é o criador do projeto “Campão a Pé”, que leva a população para conhecer gratuitamente o centro histórico e cultural de Campo Grande.

Ele ocupa a vaga que foi da arquiteta e urbanista Maria Clara Mascarenhas Scardini, nomeada em 2017. A nomeação de João Henrique foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (27), pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), João Henrique é mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos pela mesma universidade e graduado em em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).

Ele ocupou o cargo de chefe da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Iphan, em Mato Grosso do Sul, de 2013 a 2016; ministrou aulas de História, Filosofia e Sociologia nas redes pública e privada de MS, de 2009 a 2011; ministrou aulas em cursos de Arquitetura e Urbanismo de universidades do Estado, entre 2018 e 2021.

Atualmente, o arquiteto desenvolve pesquisas no campo do Patrimônio Cultural Ferroviário, em especial aos espaços ligados a memória do trabalho, as oficinas de Manutenção e Rotundas, bem como atuação em projetos e consultorias na área de Arquitetura e Patrimônio Cultural.

Projeto - O arquiteto desenvolve, desde dezembro de 2012, o projeto “Campão a Pé” que, desde 2018, é financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais). Ao todo, são 36 percursos, todos realizados aos sábados pela manhã.

A ideia do projeto é que a população redescubra os espaços, paisagens, edifícios, histórias e memórias de Campo Grande. Quem participa consegue mergulhar na experiência de ver e sentir a Capital por novos ângulos.

Nos siga no Google Notícias