ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Criminosos têm espaço exclusivo em presídio da Capital, denuncia OAB

Bruno Chaves | 17/01/2014 14:33
Unidades prisionais do Estado passarão por vistorias da OAB/MS (Foto: Divulgação/OAB/MS)
Unidades prisionais do Estado passarão por vistorias da OAB/MS (Foto: Divulgação/OAB/MS)

Durante vistoria no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, a Comissão Provisória de Sistema de Direito Penitenciário e Prisional, da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), constatou que um pavilhão da unidade é destinado a membros de facções criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital), que surgiu nos presídios de São Paulo (SP).

“Não saberia dizer quantas facções estão presentes lá. Eu sei que o PCC existe e parece que também tem outra facção, originada aqui no Estado, denominada de Capoeira. Mas não sei se ela se extinguiu ou se mudou de nome”, disse, nesta sexta-feira (17), o presidente da comissão, Carlos Magno Couto.

Segundo o presidente da comissão, o diretor da Máxima revelou o método de trabalho. “Eles precisam colocar esses integrantes de facções em um determinado pavilhão. Entre aspas, é como se fosse uma classificação para separar dos demais”, explicou. “Fui informado que no feminino também existem integrantes das facções. Isso é uma coisa nova para mim”, emendou.

Carlos Magno não soube precisar quantos detentos do presídio foram “classificados” como participantes de facções. Mas ele afirma que é um número muito grande. “Tenho medo de falar algo e passar uma informação equivocada. Mas é um pavilhão grande, de vários pavilhões que a Máxima tem”, contou.

Vistorias – A comissão da OAB iniciou ontem (16) uma sequência de vistorias nas cadeias públicas de Mato Grosso do Sul. A decapitação de três presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, além dos recorrentes crimes a mando de detentos integrantes de facções criminosas, desencadeou operação de vistorias em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.

Até o momento, os presídios de Segurança Máxima, de Trânsito e femininos, regimes aberto e fechado, além do Instituto Penal, todos em Campo Grande, foram vistoriados. Na próxima semana, unidades prisionais das cidades de Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Três Lagoas e Coxim também passarão por vistorias.

Nos siga no Google Notícias