A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

17/09/2011 10:47

Da retirada dos trilhos à modernização: Duque de Caxias é inaugurada em solenidade

Paula Maciulevicius
Via Morena dá ares modernos à avenida Duque de Caxias, que contempla motoristas, pedestres e ciclistas. (Foto: Denilson Secreta)Via Morena dá ares modernos à avenida Duque de Caxias, que contempla motoristas, pedestres e ciclistas. (Foto: Denilson Secreta)
Inaugura hoje, Via Morena inicia nova era da avenida Duque de Caxias.(Foto: Simão Nogueira)Inaugura hoje, Via Morena inicia nova era da avenida Duque de Caxias.(Foto: Simão Nogueira)

Da retirada dos trilhos à modernização, a Via Morena na etapa da avenida Duque de Caxias é inaugurada nesta manhã. Indícios de que Campo Grande cresce a cada dia e ganha características de uma metrópole.

A intervenção começou depois que os trilhos da ferrovia foram dando lugar a uma larga e moderna avenida. A via que dá acesso a diversas regiões da cidade, foi modelada ao longo dos seus 4,4 quilômetros.

As pistas agora, prontinhas para o uso, foram alargadas compondo três faixas de rolamento, mais uma de estacionamento, totalizando 12,6 metros. E não é só os carros que ganharam espaço, a ciclovia de 4,5 quilômetros complementa a interligação dos projetos Imbirussu/Serradinho, Orla Morena e avenida Júlio de Castilho.

O tamanho da modernidade é proporcional ao número de pessoas beneficiadas com a obra, mais de 70 mil pessoas usam diariamente a via.

No visual, a avenida ganhou também novos ares. O canteiro central traz novo paisagismo, arborização com 40 palmeiras da espécie Latânia replantadas e reserva de faixa para futura utilização do transporte coletivo urbano.

A Praça do Aviador, em frente à Base Aérea, recebeu revitalização e um espaço para os hábitos do campo-grandenses, de contemplar pousos e decolagens e eventos aéreos.

Via foi ganhando toques de metrópole sem perder a paisagem ambiental. (Foto: Arquivo/Pedro Peralta)Via foi ganhando toques de metrópole sem perder a paisagem ambiental. (Foto: Arquivo/Pedro Peralta)
Obra interditou trânsito, mas hoje apresenta via rápida e moderna. (Foto: Arquivo/ João Garrigó)Obra interditou trânsito, mas hoje apresenta via rápida e moderna. (Foto: Arquivo/ João Garrigó)

E para aproveitar não precisa estar apenas de carro, o novo complexo viário conta com 18 mil metros quadrados de calçadas padronizadas, que segue também as regras garantindo 12% de permeabilidade em todo o percurso, fundamental para auxiliar no escoamento da água da chuva.

Investimento - Nesta etapa, foram investidos na Via Morena R$ 13,9 milhões, grande parte da verba veio do Governo Federal por intermédio do Ministério da Integração Nacional e 20% são de contrapartida da prefeitura.

Sinalização - Seguindo o padrão de modernidade, a avenida Duque de Caxias apresenta um complexo semafórico moderno, faixa de pedestre em todos os cruzamentos e sinalização horizontal com material diferenciado. A velocidade máxima permitida passa a ser de 60 quilômetros por hora, sendo que em pontos estratégicos os radares vão exigir velocidade máxima de até 50 quilômetros.

A Via Morena recebeu semáforos nos cruzamentos com as ruas Brasília, dos Andradas e avenidas Itatiaia, Brasil Central, Presidente Vargas e em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste).

A tecnologia não está só na arquitetura moderna, mas também na sinalização horizontal. Prevendo o fluxo intenso de veículos, o sistema vai tornar a via mais moderna e permitir maior tempo de uso, com duração superior a cinco anos. As faixas de pedestre e de retenção são à base de material laminado, conhecido como auto-tap, uma fita pré-formada auto-adesiva.

Já as faixas de divisão de pista, faixas tracejadas, receberam pintura especial à quente que leva o nome de “hot-spray”. A ciclovia, além da sinalização, recebeu no cruzamento de pistas a pintura na cor vermelha que alertará quanto à travessia de ciclistas e de veículos. O laminado utilizado para a sinalização é feito à base de elastoplástico – material bastante resistente.

André divide palanque com Delcídio e Biffi na inauguração da Via Morena
O governador André Puccinelli (PMDB) discursa nesse momento na cerimônia de inauguração do trecho da Duque de Caxias da Via Morena. Puccinelli fala a...
Prefeito inaugura Via Morena e assina ordem para reforma da Afonso Pena
O prefeito Nelsinho Trad inaugura às 9h, junto com o governador André Puccinelli, a Via Morena e a ciclovia na extensão da avenida Duque de Caxias. E...
Agetran inicia sinalização da avenida Duque de Caxias
Previsão que até início de setembro todo o processo seja encerrado na viaA Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começou hoje a reali...
Trecho da avenida Duque de Caxias permanece interditado para obras
Pista pode apresentar problemas de congestionamentoA avenida Duque de Caxias, que integrará a nova fase da Via morena, continua parcialmente interdi...


Realmente Campo Grande, merecia e merece uma avenida deste porte. Agora é contar com uma boa "educação" dos condutores de veículos automotores em respeitar a sinalização vertical e horizontal.
 
Ed Borges Dourado em 17/09/2011 12:39:44
Campo Grande já merecia uma avenida deste porte, parabéns Campo Grande...
 
Jorge Luiz em 17/09/2011 12:23:27
Me encanta a linda cidade morena, estou muito feliz com a nossa Campo Grande. Realmente dificil encontrar no nosso Brasil uma cidade do porte da nossa capital, moderna, arrojada e limpa.

Parabéns ao Prefeito Nelson Trad Filho, ao nosso eterno prefeito, o Governador André Puccinelli e ao nosso Deputado Giroto, pois através de esforços de todos que nossa capital e a morena dos nossos sonhos.
 
Ronilço Guerreiro em 17/09/2011 01:35:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions