ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

De aulão a corujão, eventos vão até a madrugada na corrida para o Enem

Gratuitos ou por um precinho camarada, colégios particulares abrem as portas para estudantes de toda a cidade

Izabela Sanchez | 06/09/2019 10:42
No dia 3 de agosto, aulão da Prefeitura ocorreu no auditório Rubens Gil de Camilo Gomes (Foto: Henrique Kawaminami)
No dia 3 de agosto, aulão da Prefeitura ocorreu no auditório Rubens Gil de Camilo Gomes (Foto: Henrique Kawaminami)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – principal “ticket” para o ensino superior no Brasil – bate à porta dos estudantes que estão na reta final da corrida para o exame. Apesar do futuro incerto das universidades públicas no país, cursar uma graduação de graça ainda é o principal objetivo de muitos jovens. Neste final de semana, dormir e aproveitar o feriado serão atividades deixadas de lado: estudantes de toda a cidade podem aproveitar as portas abertas de colégios particulares para os aulões preparatórios.

O primeiro evento vai ocorrer madrugada afora nesta sexta-feira (6) no Colégio Dom Bosco. Não é de graça, mas por R$ 10 qualquer estudante pode adquirir ingresso na secretaria do colégio até o final da tarde. O “corujão”, como é chamado pelos organizadores, começa às 19h49 e vai até às 1h57 de sábado (7).

Vai tirar o sono de muita gente e, ainda assim, pretende substituir a preparação muitas vezes séria e cansativa pelo “lúdico”. Estudar para o Enem, no corujão, vai ocorrer com música, stand up e outras atividades “diferentonas”. Pra conseguir ficar acordado, lanche e café serão distribuídos a todos os participantes.

Corujão do Dom Bosco em 2018 (Foto: Divulgação)
Corujão do Dom Bosco em 2018 (Foto: Divulgação)

Já no sábado, em pleno feriado de 7 de setembro – Independência do Brasil –, parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Colégio Status vai promover o 21º “Aulão do Enem”. Aberto ao público, ocorre no Teatro Dom Bosco, a partir das 14h e a entrada custará 1 kg de alimento não perecível.

O curso preparatório será no modelo “aulão show” com a presença de professores do colégio e professores visitantes, com direito até a celebridade: a presença do professor Rodrigo Sacramento, considerado, segundo o Status, “o maior e melhor professor de matemática do Brasil”. 

O professor celebridade é graduado em licenciatura matemática na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeira), e sempre participa de “aulões” por todo Brasil, além de marcar presença nos programas televisivos “Esquenta” da rede Globo, “Fala Brasil” da rede Record e “Hora do Enem” da TV Escola.

O evento ainda terá aulas, brincadeiras e apresentações. Os convites são limitados e as inscrições podem ser feitas de forma antecipada no Colégio Status ou no sábado (7) na entrada do teatro Dom Bosco, a partir das 13h.

Em outubro, quem prepara aulão aberto ao público é o Colégio Refferencial. O evento acontecerá no dia 26 de outubro, das 8h às 13h, dentro do colégio e as atividades ainda estão sendo organizadas.

O Enem acontece entre os dias 3 e 10 de novembro. O exame avalia conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Nos siga no Google Notícias