A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

26/09/2016 10:56

De olho no Dia das Crianças, operação busca brinquedos irregulares

Chloé Pinheiro
Fiscalização procura brinquedos sem indicação de idade e informações em português. (Foto: Chloé Pinheiro) Fiscalização procura brinquedos sem indicação de idade e informações em português. (Foto: Chloé Pinheiro)

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) anunciou nesta segunda (26) o início de sua operação especial de Dia das Crianças. O trabalho vai até sexta-feira (30) e visa garantir segurança aos pequenos que receberão presentes na data comemorativa do dia 12 de outubro.

Segundo informações da Agência Brasil, as agências estaduais vão operacionalizar as buscar por irregularidades como a falta de informações obrigatórias nos rótulos, como dados do fabricante, faixa etária indicada e selo de conformidade.

Esses dados devem ainda estar disponíveis no idioma do país, ou seja, em português. A ação de fiscalização complementa o trabalho que já é feito pelo órgão, de certificar os produtos antes mesmo que eles cheguem ao mercado.

Segundo a assessoria do órgão, a fiscalização é feita de modo permanente em diversos tipos de produtos comercializados. Ocorre que, com a proximidade de datas comemorativas, o trabalho é intensificado de acordo com o item que é mais vendido para a data.

Para a operação dessa semana, os esforços estão concentrados em cinco categorias de produtos: brinquedos, cadeirinhas para automóvel, berços, carrinhos de bebê e bicicletas infantis.

A reportagem procurou o Inmetro para obter detalhes sobre a operação no Mato Grosso do Sul, mas foi direcionada à AEM (Agência Estadual de Metrologia). Procurada, a AEM ainda não se manifestou.

Os consumidores que flagrarem itens irregulares podem participar com denúncias, que devem ser feitas à ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.

Rótulo de segurança é obrigatório. (Foto: Chloé Pinheiro)Rótulo de segurança é obrigatório. (Foto: Chloé Pinheiro)
Informações da faixa etária ideal para o uso do brinquedo e outros detalhes da fabricação têm que ser escritos em português. (Foto: Chloé Pinheiro)Informações da faixa etária ideal para o uso do brinquedo e outros detalhes da fabricação têm que ser escritos em português. (Foto: Chloé Pinheiro)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions