ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Decretos são remodelados para simplificar processos na construção civil

Nova redação dos documentos detalha lei sobre destinação de resíduos sólidos e torna menos burocráticos procedimentos para concessão de alvará.

Anahi Gurgel | 11/06/2017 10:34
Caçamba com entulho em frente à obra em Campo Grande. Gerador de resíduo é responsável pelo transporte e destinação final. (Foto: Fernando Antunes)
Caçamba com entulho em frente à obra em Campo Grande. Gerador de resíduo é responsável pelo transporte e destinação final. (Foto: Fernando Antunes)

Dois decretos relacionados ao setor da construção civil foram atualizados e deverão deixar menos burocráticos os procedimentos que dispõem sobre a gestão de resíduos sólidos e concessão de licença para novos empreendimentos e reformas em Campo Grande.

A assinatura dos decretos ocorreu na tarde de sexta-feira (09), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), com a presença de engenheiros, agrônomos, técnicos, tecnólogos, arquitetura e urbanismo, corretores, advogados e empresários ligados a construção civil.

Um deles visa dar mais celeridade aos processos inerentes à lei municipal nº 4.864 de 2010, que dispõe sobre o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, e também sobre o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

“A regulamentação irá respaldar legalmente a geração, transporte e destinação final dos resíduos, principalmente os da construção civil, setor que tem importância vital para nossa economia”, ressaltou o prefeito.

A “agilidade” nos processos é uma antiga reivindicação da categoria, uma vez que, pela legislação federal e municipal, o gerador de resíduos é responsável pelo transporte e sua destinação final.

O segundo documento, que regulamenta o artigo nº 34 do capítulo V da lei complementar 74, de 2005, institui o Aprove Fácil e Habite-se Legal. essa reorganização na simplificação do licenciamento urbanístico que atingirá mais de 80% dos processos formalizados na Semadur.

Esses processos passam por análises, aprovações e expedições de Alvarás de Construção e Cartas de Habite-se de empreendimentos uniresidenciais isolados, multiresidencias de até cinco unidades e os comerciais e de serviços até 500m².

A próxima “missão”, segundo o prefeito, será modernizar procedimentos para a expedição da GDU (Guias de Diretrizes Urbanísticas), a análise e aprovação digital dos loteamentos e do licenciamento ambiental.

Nos siga no Google Notícias