A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/06/2013 12:10

Depois de visita no HU, CPI da Saúde vai convocar Adalberto Siufi

Paula Maciulevicius e Jéssica Benitez
Presidente da CPI diz que é preciso entender elo entre HU e Adalberto Siufi. (Foto: Cleber Gellio)Presidente da CPI diz que é preciso entender elo entre HU e Adalberto Siufi. (Foto: Cleber Gellio)

Em visita ao Hospital Universitário na manhã desta segunda-feira, os vereadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde disseram que entre os próximos trabalhos está a oitiva do ex-diretor do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi. Além de Adalberto, se necessário, a irmã dele Eva Siufi, que era responsável pelo setor de Radioterapia no hospital também será convocada.

Na lista de oitivas a serem tomadas pela comissão está a diretoria do HU, reitoria da UFMS, Procuradoria Jurídica e Auditoria. A Câmara Municipal vai questionar se eles estavam a par do assunto para saber quais foram as medidas adotadas.

“Precisamos entender todo esse elo. Toda essa ligação com o Siufi. Se houve sucateamento proposital, ouvindo as partes”, disse o presidente da Comissão, Flávio César (PT do B).

A Comissão também vai apurar a denúncia se o corpo docente do Hospital Universitário foi cedido ao Hospital do Câncer e o porquê.

Esta foi a primeira visita da comissão ao HU. A nova diretoria, no cargo há uma semana disse que todos os levantamentos de contratos estão com a Polícia Federal e que já foi pedido acesso. O diretor que entrou no lugar de José Carlos Dorsa, o ortopedista Cláudio Wanderley Luz Saab não falou com a imprensa. Ele deve se manifestar através de coletiva.

Novo diretor do HU, Cláudio Saab não falou com a imprensa. Diretoria disse que requereu contratos à PF. (Foto: Cleber Gellio)Novo diretor do HU, Cláudio Saab não falou com a imprensa. Diretoria disse que requereu contratos à PF. (Foto: Cleber Gellio)

O presidente da comissão relatou que para ele é perceptível que nos últimos quatro anos houve interesse do HU em reativar o equipamento de radioterapia, mas que a questão esbarrava na falta de um especialista em radioterapia e também no problema com o aparelho.

Hoje, segundo a comissão, existe apenas um em Mato Grosso do Sul, que trabalha na Neorad, clínica do ex-diretor do HC, Adalberto Siufi e que vai passar a atender na radioterapia do HU.

Ainda conforme o vereador Flávio César, o serviço no hospital já está em funcionamento e 26 pacientes estão no aguardo do atendimento.

Durante a visita desta manhã, a comissão se manifestou dizendo que não é possível a atual diretoria saber se houve irregularidades acerca do funcionamento do setor devido a complexidade das denúncias. No entanto, todos os procedimentos passavam por um conselho gestor.

“A direção é nova, mas havia um conselho que tinha acesso a todas as ações tomadas pelo hospital”, ressaltou o presidente.

Membro da comissão e líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT) disse que os parlamentares devem elaborar um relatório conclusivo em no máximo 20 dias.

Alex questionou porque o setor de radioterapia começou a funcionar uma semana depois da saída do então diretor do HU, José Carlos Dorsa e porque a Neorad tem estrutura que um hospital bancado pela União não tem.

Entre os membros da comissão, participaram da visita a vereadora Carla Stephanini (PMDB) e Ademar Vieira Júnior, o Coringa (PSD). O vereador Derly dos Reis, o Cazuza (PP) não esteve presente e justificou que tinha programa de rádio nesta manhã.



Pena que tudo vai acabar em pizza!!!
 
SIDNEI MENESES AQUINO em 03/06/2013 12:41:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions