ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Detran leva simulador de embriaguez e música ao Parque dos Poderes

Com atividades culturais, lazer e dicas de segurança no trânsito, o “Projeto Verão no Parque”, acontecerá aos domingos de janeiro

Rosana Siqueira e Danielle Errobidarte | 19/01/2020 10:06
Quem passar pelo parque poderá fazer teste do bafômetro. (Foto: Paulo Francis)
Quem passar pelo parque poderá fazer teste do bafômetro. (Foto: Paulo Francis)

Para mostrar os efeitos nocivos da dobradinha álcool e volante, uso de celular enquanto dirige e fomentar as boas práticas no trânsito, o Detran-MS tem focado cada vez mais em ações que ajudem na conscientização dos condutores de veículos da Capital.

Uma delas em parceria com a Fundação da Cultura (FCMS), começou na semana passada e tem mais uma edição neste domingo (18). O projeto movimentará as manhãs no Parque dos Poderes, até 16 de fevereiro. São atividades culturais, lazer e dicas de segurança no trânsito, no “Projeto Verão no Parque”, criado para, além de entretenimento, falar de qualidade de vida e trânsito mais seguro.

Membro de um grupo de crossfit da capital, Havenna Miranda, de 28 anos, corre desde maio do ano passado no Parque dos Poderes, todos os domingos. Ela comemora a iniciativa do Detran elembra de um incidente envolvendo bicicleta e pedestre com uma amiga. "Uma amiga caiu e bateu a cabeça, chegou a dar ponto, quando caminhava por aqui e se chocou contra uma bicicleta. É a primeira vez que vejo uma ação como essa. É super importante continuar". 

Estão previstas apresentações de música com artistas regionais. Durante a ação, os agentes dão dicas de segurança e orientações sobre o uso correto do transbike.

População que aproveita para curtir o parque dos Poderes terá orientação do Detran. (Divulgação)
População que aproveita para curtir o parque dos Poderes terá orientação do Detran. (Divulgação)
Havenna se preparava para correr, como todo domingo, com o grupo de crossfit que faz parte. (Foto: Paulo Francis)
Havenna se preparava para correr, como todo domingo, com o grupo de crossfit que faz parte. (Foto: Paulo Francis)

“É uma preocupação do Detran e faz parte de nossa missão esta conscientização das pessoas a respeito do comportamento seguro no trânsito", diz a diretora de Educação no Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho.

Ela explica que o Detran já está no Parque dos Poderes, normalmente, organizando o fluxo aos finais de semana e feriados, com a área de lazer no parque. "A equipe de fiscalização faz o ordenamento, orienta com relação ao trânsito em si onde pode ou não deslocar. E agora nesta fase do ano, com o verão e aumento na circulação de pessoas, a gente viu aí uma oportunidade de conversar com a população de maneira descontraída, através de atividades lúdicas sobre o comportamento seguro no trânsito”, frisou.

Simulador - O Campo Grande News testou o simulador de embriaguez, que faz parte da ação.“O equipamento possui dois óculos, que demonstram os efeitos da bebida alcoólica em baixo e alto teor, abordando os riscos de ingerir bebida alcoólica associado a condução de veículo, incluindo a bicicleta, que é também um meio de transporte”, explicou a gestora de educação do Detran, Janaina Moraes.

Além dos simuladores, também é realizado um circuito de bicicleta, com a sinalização adequada, como faixa de pedestre. “O circuito é voltado para crianças de até 14 anos e no final elas também são orientadas sobre os equipamentos de segurança". 

Confira abaixo o vídeo da experiência sem e com os dois óculos:

Ronis Lopes, 50 anos, pratica montain bike e faz parte do grupo Firebikes. Ele afirma que ingerir bebida alcóolica nunca foi problema para pedalar, já que entende a necessidade de ter equilíbrio. "Só enquanto pedalava tomei 700ml de água. As pessoas tem medo porque falam "vou beber hoje e amanhã não vou pedalar", como se fosse uma recompensa, mas é o contrário, aí que tem que pedalar mesmo, para gastar calorias. Nunca deixei de tomar meu whisky e minha 'cervejinha'".

As amigas Mariana Prates, 35, e Giana Soldera, 39, caminham há pouco tempo no Parque dos Poderes. Antes, o local escolhido era o Parque das Nações. Com mais espaço para Mariana, que opta por ir de bicicleta, elas fizeram da caminhada de domingo um evento marcado na agenda. "Já vi outras ações do Detran, como aquela na Avenida Afonso Pena, quando colocaram carros batidos para termos essa noção de que alcóol e direção não combinam. Vou passar no stand quando voltar, ainda não tinha visto por aqui".

A ação acontece das 8h às 11h30 no Parque dos Poderes, localizado na Avenida do Poeta em frente à água de coco.

Nos siga no Google Notícias