A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

13/08/2018 17:25

Dez anos de espera: aldeia urbana recebe rede de abastecimento de água

Comunidade Água Bonita recebeu a infraestrutura que deve beneficiar 200 famílias

Izabela Sanchez
Prefeito Marquinhos Trad participou da inauguração da obra (Divulgação/PMCG)Prefeito Marquinhos Trad participou da inauguração da obra (Divulgação/PMCG)

A Prefeitura e a concessionária de água e esgoto de Campo Grande inauguraram, nesta segunda-feira (13), a rede de abastecimento de água na aldeia urbana Água Bonita. A infraestrutura será paga com tarifa social e deve beneficiar 200 famílias.

A empresa implantou cerca de 2 mil metros de rede de água na região. As obras começaram em junho e já estão finalizadas. Cacique da aldeia, Nilton Nelson comentou sobre a mudança para a comunidade.

“A água para nós era algo muito difícil, sem a instalação de água a gente usava água de poço. E às vezes ficava três, quatro dias sem água. Agora, a solução já está encaminhada. Só vai ficar faltando a parte de cima. Essa instalação vai abastecer as famílias. Não vai faltar mais água. Isso é muito bom pra gente. E ainda vamos ter três meses de carência para pagar e depois vai ter tarifa social”, afirmou.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), comentou que o próximo passo é a construção de moradias na aldeia.

“Nesse um ano e oito meses de eleito, esta é a terceira vez que venho aqui na Aldeia Água Bonita, e hoje, viemos trazer essa melhoria para vocês. Em breve, vamos trazer as moradias. A Prefeitura e o Governo do Estado já assinaram o convênio para a construção. Já está autorizado. A Agehab vai começar as construções junto com a Prefeitura”, disse.

O projeto é esperado há, ao menos, 10 anos. Regularizar a rede de água no local parte de uma série de tratativas entre a Águas Guariroba, a Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal, Funai (Fundação Nacional do Índio), Defensoria Pública, Consea (Conselho estadual de Segurança Alimentar de MS), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), entre outros.

Começou a ganhar forma quando a Agehab (Agência de Habitação Popular) doou a área denominada “Chácara Água Bonita” à Associação de Moradores da Aldeia Indígena Água Bonita, em março de 2017, o que foi possível por meio de emenda modificativa.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions