ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Abertura de cadastro no antigo Proinc tem acampados e fila grande na Capital

Os primeiros 150 que atenderem os requisitos serão inclusos no cadastro reserva do programa

Por Cassia Modena e Antonio Bispo | 29/04/2024 08:24
Fila para cadastro reserva de programa de emprego chegou à calçada ao lado do Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila para cadastro reserva de programa de emprego chegou à calçada ao lado do Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)

Desde as 21h30 de ontem (28), a universitária Mayana Saucedeo, 19, ficou "acampada" com lanches e um lençol em frente à Funsat (Fundação Social do Trabalho), que fica na Rua 14 de Julho, em Campo Grande, para ser a primeira da fila a se inscrever no cadastro de vagas reserva do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), o antigo Proinc.

Amigos passaram a madrugada com ela. "Foi difícil, mas a gente conseguiu", comemora. Até agora, Mayana só trabalhou como menor aprendiz no Instituto Mirim. No Primt, quer se inscrever para trabalhar na função de arquivista. O segundo candidato chegou uma hora depois que a estudante.

Já Ana Carla Mendes, 30, saiu de casa com um banquinho de madeira e conseguiu entrar na fila às 4h, na posição 44.

Mayana Saucedeo, primeira da fila, acampou do lado de fora na noite de domingo (Foto: Henrique Kawaminami)
Mayana Saucedeo, primeira da fila, acampou do lado de fora na noite de domingo (Foto: Henrique Kawaminami)

Ana tem dois filhos e está desempregada há dois anos. No Primt, espera conseguir uma boa ocupação, que dê condições de criar as duas crianças. "Depois que a gente tem filho, precisa achar algo melhor para poder dar o que comer para eles. Nesses dois anos, cheguei a fazer 'bicos' de frete, mas nunca consegui nada fixo", conta. É a primeira vez que ela participa do Primt.

Estevão Marino, 64 anos, foi um dos últimos da fila. Chegou às 7h20. Ele está desempregado há aproximadamente sete meses e tenta vaga na área de auxiliar de limpeza. Também nunca havia participado do programa.

Ana Carla Mendes chegou às 4h e trouxe banquinho (Foto: Henrique Kawaminami)
Ana Carla Mendes chegou às 4h e trouxe banquinho (Foto: Henrique Kawaminami)

Fila grande - A quantidade de pessoas interessadas superou as expectativas, segundo funcionários da Funsat, e a fila chega à parte de fora do prédio. A fundação avalia liberar 10 senhas extras hoje por causa disso.

Estão disponíveis, ao todo, 150 vagas para cadastro reserva. Inicialmente, seriam 50 por dia (50 hoje, 50 na terça-feira e 50 na quinta-feira). No feriado do Dia do Trabalhador (1º) a Funsat vai paralisar o cadastro, mas retoma no dia seguinte.

O programa - Para se inscrever no Primt, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos até 67 anos; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; estar em situação de desemprego por período igual ou superior a seis meses; e morar em Campo Grande há pelo menos um ano.

O programa oferece cursos e empregos com bolsa-auxílio mensal de R$ 1.412,00, cesta básica e auxílio-transporte até o local de trabalho, quando necessário.

As vagas serão preenchidas de acordo com as convocações realizadas pela Funsat.

Interessados podem comparecer presencialmente na Funsat, na terça-feira ou quinta-feira. O prédio está localizado na Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória. Mais informações pelo telefone (67) 4042-0585 (ramal 5832 ou 5833).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias