ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dia de chuva é quase sinônimo de ficar ilhado na Rua do Nilo

Água demora para escoar e via fica alagada num dos principais pontos de lazer da cidade

Tainá Jara e Ana Paula Chuva | 16/02/2021 17:08
Rua do Nilo, em frente a Lagoa Itaiaia, na região leste de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Rua do Nilo, em frente a Lagoa Itaiaia, na região leste de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Ficar em casa em dias de chuva não é necessariamente uma opção para quem vive na Rua do Nilo, uma das que circunda a Lagoa Itatiaia, na região do Bairro Tiradentes, em Campo Grande. O alagamento da via é problema recorrente e deixa moradores da via quase ilhados por algumas horas.

Certamente, o nome de batismo não foi feito de forma literal, em referência a um dos mais extensos rios do mundo, o Nilo, mas fato é que a situação da rua lembra um curso d´água, quando alagada. O problema é que o escoamento da água demora mais neste ponto.

Moradora da via há 10 anos, Luiz Vicente, 59 anos, lembra que a situação já foi pior. "Alagava há uns 3 anos. Mas, hoje é numa baixada e a água acumula, mas escoa. Agora a lagoa está no nível mais alto, com essas chuvas", afirmar o servidor federal.

A água fica empoçada até mesmo onde há boca de lobo. É justamente em um destes pontos que vive uma moradora de 50 anos, que preferiu não se identificar. "Está acontecendo bastante. A vazão ali não é suficiente. O prefeito sempre manda fazer limpeza, mas tem chovido muito e não dá conta de escoar “, explicou.

Morador de rua paralela, a Aury Vasconcelos, Antônio Alberto do Carmo, 83 anos, afirmou que precipitações frequentes deixam a situação pior.  "Sempre que chove é assim. Tudo alaga. Está muito desleixado. A rua está desnivelada. Aí fica empoçada. Ontem, choveu por pouco tempo, mas muita água. A piscina chegou a transbordar um pouco lá em casa. Vai ter que asfaltar o bairro todo pra resolver”, acredita o aposentado. Ele mora no local há 8 anos.

De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Público), parte da enxurrada do entorno desemboca na Rua do Nilo e, quando chove muito, transborda. A lagoa tem uma espécie de comporta para regular o nível da lâmina de água. É possível que haja bocas de lobo com sujeira, mas o problema é reflexo da falta de drenagem em algumas ruas do Bairro Tiradentes. A limpeza de bocas de lobo é feita periodicamente. Amanhã será feita a limpeza de uma tubulação de entrada de água da lagoa.

Nos siga no Google Notícias