ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Do aniversário à notícia do BBB: cartas inundam de carinho o “hospital da covid"

Família tem acesso diário ao boletim médico, mas há mais coisas a dizer, como mandar parabéns ou perguntar do cachorro

Aline dos Santos | 28/05/2020 16:05
Hospital Regional Rosa Pedrossian é referência para tratamento da covid-19 em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)
Hospital Regional Rosa Pedrossian é referência para tratamento da covid-19 em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

Da UTI à enfermaria, a palavra escrita também é remédio no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, referência para tratamento da covid-19 em Campo Grande.

 Num projeto do setor de psicologia, batizado de Pombo-Correio, há quem acorde de dias de sedação, imposta por sintomas da doença, com uma pilha de cartas, relatando com o carinho de amiga sobre os principais desenlaces do Big Brother Brasil; ou quem, depois de sair às pressas da zona rural por conta do novo coronavirus, reencontre a paz ao ler na carta que a filha e a esposa não tiveram a doença.

Na iniciativa, as cartas são textos enviados para o endereço eletrônico do hospital, mas a tecnologia também permite que as palavras venham em papel de carta e com a grafia amada. Como no caso da jovem que mandava mensagens para o namorado de 26 anos.  O paciente não resistiu ao tratamento contra o câncer, mas as cartas ficam como memorial do tempo vivido.

“Quando começou a pandemia, tivemos muita dificuldade em dar continuidade aos atendimentos presenciais. Os pacientes internados, seja covid ou não, ficam muito emotivos pela dificuldade em não ter contato com a família”, afirma a psicóloga Renata Evarini.

A família tem acesso diário ao boletim médico, mas há coisas que eles não sabem dizer, como mandar o abraço pelo aniversário da mãe, perguntar pelo cachorro ou que agora, finalmente, vão poder lhe enviar um celular, posto que o uso foi liberado  pela equipe médica.

“Diariamente, checamos os e-mails, imprimimos, localizamos o paciente, verificamos as condições, se está entubado ou não, e entregamos. A gente começou a perceber que as cartas acalentam essas pessoas, sem notícias lá de fora”, afirma Renata. Ela conta que quando avistada pelo paciente, a primeira pergunta é se tem carta hoje.

Trecho de carta enviada para paciente internada no Hospital Regiona Rosa Pedrossian. 
Trecho de carta enviada para paciente internada no Hospital Regiona Rosa Pedrossian.

Para os sedados, as cartas são entregues à equipe médica. Aos despertos, as cartas são lidas e depois as repostas dos pacientes são enviadas para os parentes. A psicóloga conta que as mensagens chegam de familiares de outros Estados, como do Ceará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Gente que impossibilitada de viajar a MS, tem a oportunidade de dizer que está longe, mas na torcida por dias melhores.

Renata conta que acaba testemunhando reencontros, como gente que não se falava há muito tempo e, neste momento delicado, retoma a amizade.

Enquanto paciente com suspeita de covid estava sedada, cartas diárias lhe contavam o passo a passo de programa de TV. 
Enquanto paciente com suspeita de covid estava sedada, cartas diárias lhe contavam o passo a passo de programa de TV.

Cartas diárias – No “episódio BBB”, uma sobrinha de consideração escrevia diariamente para uma paciente sedada com suspeita do novo coronavírus. “Ela escrevia como se estivesse conversando mesmo e ia atualizando a paciente sobre as novidades do programa. Essa paciente demorou muito para despertar”, diz. Mas ao se recuperar, encontrou uma pilha de carinho em forma de texto.

“O paciente que está  tranquilo emocionalmente colabora mais com o tratamento, seguem mais as orientações e confiam mais na equipe”, afirma a psicóloga sobre o efeito das cartas na saúde emocional.  O projeto Pombo-Correio começou abril, com a entrega de  120 cartas.

Referência para a covid-19, o Hospital Regional mantém atendimento para pacientes de especialidade como oncologia e nefrologia. Já as visitas que antes eram regra agora se tornaram exceção. Os pacientes também se comunicam por videochamadas com os parentes, mas, quando é covid, nem sempre é permitido celular.

A carta deve ser enviada para o e-mail psicohrmscovid19@gmail.com. É indispensável que no assunto do e-mail conste o nome completo do paciente.

Carta agradece aos profissionais do Hospital Regional.
Carta agradece aos profissionais do Hospital Regional.


Nos siga no Google Notícias