ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Doadores lotam Hemosul para salvar advogado que perdeu filho em acidente

Família lançou campanha nas redes sociais por advogado que perdeu o filho quando voltava de pescaria

Aletheya Alves e Mariely Barros | 08/06/2021 11:51
Doadores aguardando em sala de espera no Hemosul durante a manhã desta terça-feira (8). (Foto: Mariely Barros)
Doadores aguardando em sala de espera no Hemosul durante a manhã desta terça-feira (8). (Foto: Mariely Barros)

Após familiares e amigos iniciarem campanha por doação de sangue para Jansen Moussa, o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) ficou lotado nesta terça-feira (8). Advogado, Jansen foi o único sobrevivente de acidente na BR-262, durante o fim de semana, e perdeu o filho de 8 anos.

Internado no Hospital da Unimed em Campo Grande, Jansen está com quadro estável, mas segue em observação. De acordo com o pai, Issam Moussa, os pedidos para doação têm como objetivo criar uma reserva de sangue, para caso haja necessidade de cirurgia. A preocupação surgiu com os relatos de que os estoques do Hemosul seguem baixos.

Empresária, Ana Rafaela Rebelato, de 32 anos, relatou que participa da mesma igreja que Jansen e, através de postagens feitas em redes sociais e grupos de membros da Paróquia São João Bosco, ficou sabendo da necessidade. “Tem uma demora de mais ou menos uma hora para as doações, mas isso é lindo porque significa que as pessoas se mobilizaram”, disse.

Sala de coleta de sangue está respeitando distanciamento social para doadores. (Foto: Mariely Barros)
Sala de coleta de sangue está respeitando distanciamento social para doadores. (Foto: Mariely Barros)

Além de ver os pedidos da campanha pelo Instagram, a funcionária pública Camila Ayoub, de 30 anos, resolveu ir doar também pensando em outras pessoas. “Eu conheço a família do Jansen pela igreja, mas também é importante pensar que se as pessoas sempre se mobilizassem assim, nunca ia faltar sangue”.

Mesmo sem conhecer a vítima do acidente, o advogado Diogo Rodrigues, de 38 anos, resolveu participar da mobilização após quatro anos sem ir até o Hemosul. “Fiquei comovido pelo acontecido. Doar agora demonstra solidariedade com a família nesse momento difícil e de necessidade”.

Doadores no Hemosul para realizar doação de sangue. (Foto: Mariely Barros)
Doadores no Hemosul para realizar doação de sangue. (Foto: Mariely Barros)

Também na fila e relatando sobre a quantidade de pessoas, o cantor Cassio Augé, de 35 anos, diz que faz sentido pensando na movimentação que viu até agora. “Eu conheci o Jansen pela igreja, ele é muito assíduo. Postaram os pedidos e bombou, todo mundo está orando pela vida dele”, explica.

Pedido por doação de sangue para Jansen Moussa em redes sociais. (Foto: Reprodução)
Pedido por doação de sangue para Jansen Moussa em redes sociais. (Foto: Reprodução)

Conforme assessoria do Hemosul, as tipagens sanguíneas que estão mais críticas são O-, com apenas 30% dos estoques, e O+ com 60%. No local, as equipes estão organizando para que os doadores mantenham o distanciamento social durante os procedimentos.

Para doar, a população pode ir até o Hemosul, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. As doações também podem ser agendadas, em virtude da pandemia, pelos números (67) 3312-1516 e 3312-1529.

Acidente - Colisão frontal entre uma caminhonete e um Jeep durante a tarde de sábado (5), em trecho da BR-262 a 100 km de Corumbá, deixou três mortos e um ferido. Jansen Moussa, de 40 anos, estava na caminhonete e foi o único sobrevivente. Seu filho, Matheus, de 8 anos, e o fisioterapeuta José Roberto Faker, de 38 anos, conhecido como “Bita” também estavam no veículo e não resistiram.

No outro carro, Gabriel Silva de Almeida, de 25 anos, também não sobreviveu ao choque. As causas do acidente seguem sendo apuradas, mas dados preliminares indicam que Gabriel invadiu a pista em que estava a Toyota Hilux de Jansen. Os dois motoristas tentaram desviar jogando os carros para o acostamento, gerando a colisão.

Nos siga no Google Notícias