ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dores na coluna são evitáveis, mas maioria ignora medidas de prevenção

Aliny Mary Dias | 09/09/2013 17:22
Usar mochila com peso excessivo é um dos fatores que agravam as dores na coluna (Foto: Marcos Ermínio)
Usar mochila com peso excessivo é um dos fatores que agravam as dores na coluna (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar de comuns, as dores frequentes na coluna podem se tornar problemas sérios e prejudiciais à saúde, mesmo com a receita de prevenção decorada por muitas pessoas, cerca de 70% dos atendimentos em muitos consultórios são em razão de dores na coluna.

O mototaxista Jonas Dutra, 48 anos, é um exemplo do que as dores na coluna podem afetar no dia a dia. Há dois meses, o profissional chegou ao ponto de precisar trocar a moto em busca de alguma que reduzisse as dores.

“É muito difícil não ter dores, ainda mais para a gente que trabalha sentado durante muito tempo. Eu tentava mudar de posição durante as corridas, mas não teve jeito então decidi trocar de moto”, explica.

A saída encontrada pelo mototaxista diminuiu o desconforto diário, mas não resolveu o problema. Jonas até pensou em procurar algum médico, mas desistiu por acreditar ser “uma dor normal”. “A minha mulher, que trabalha em escritório, sentada o dia todo, também sente dor. Acho que não tem jeito. A saída é melhorar a postura, mas sentar certinho é mais complicado”, desabafa.

A má postura está entre os principais fatores causadores da dor na coluna. O médico ortopedista e cirurgião de coluna, Diogo Carvalho, explica que outros fatores também são preponderantes para a intensidade das dores.

O mototaxista chegou a trocar de moto pra reduzir as dores (Foto: Marcos Ermínio)
O mototaxista chegou a trocar de moto pra reduzir as dores (Foto: Marcos Ermínio)

“O maior problema é a má postura, mas temos outras situações como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo”, explica o médico. Segundo ele, o hábito de fumar pode gerar as dores em razão do tabaco acelerar o desgaste dos discos da coluna.

Para prevenir ou diminuir a frequência das dores, o especialista afirma que é necessário conservar uma boa postura e praticar exercícios físicos. Mas se as dores já existem, uma consulta médica e algumas receitas simples podem, diminuí-las.

“O tratamento é bastante individualizado, mas a princípio iniciamos com remédio contra a dor. Depois partimos para a fisioterapia, acupuntura e correção de erros posturais”, explica. Além dos hábitos que podem ser corrigidos, o fator hereditário também tem participação quando o assunto são as dores na coluna.

De acordo com o especialista, cerca de 70% dos pacientes que procuram o consultório sentem dores em decorrência dos hábitos errados. O adolescente Felipe Molina, 16 anos, faz parte de um grupo que cada vez procura o médico com mais frequência.

Lucia sente orgulho de nunca ter sentido dores nas costas (Foto: Marcos Ermínio)
Lucia sente orgulho de nunca ter sentido dores nas costas (Foto: Marcos Ermínio)

O menino afirma sentir fortes dores no fim do dia, mesmo com as dores fortes, o adolescente sabe qual o hábito errado que causa o incômodo. “Eu uso minha mochila muito pesada e ando bastante de ônibus. Eu tento trocá-la de lugar, mas não adianta muito porque no final do dia eu fico quebrado”, brinca o garoto.

Como diz o velho ditado, a prevenção é a melhor saída para evitar vários problemas e com as dores na coluna não é diferente. A aposentada Lucia Camilo, de 67 anos, é um exemplo a ser seguido e se orgulha de nunca ter sentido dores nas costas.

“Eu faço hidroginástica há 20 anos e sempre cuidei da minha postura. Hoje vejo muita gente reclamando, mas tenho orgulho de nem saber o que é essa dor na coluna que todo mundo fala”, diz Lucia.

Nos siga no Google Notícias