ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Doses de vacina contra gripe estão disponíveis nos postos, garante Saúde

Amanda Bogo | 03/05/2016 14:58
Trinta mil doses foram entregues às 72 unidades de saúde de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Trinta mil doses foram entregues às 72 unidades de saúde de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

As 30 mil doses da vacina contra a gripe H1N1 – também chamada de gripe A ou gripe suína – estão disponíveis nesta terça-feira (3) nas 72 unidades de saúde de Campo Grande, segundo informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Durante o Dia D, que aconteceu no sábado (30), as 80 mil doses foram insuficientes para a população que buscou a imunização e, ontem, por exemplo, houve falta do medicamento.

A gerente técnica de imunização da Sesau, Cássia Kanaoka, explicou que a entrega das doses começou na manhã de segunda-feira (2), mas por questões de logística houve uma pequena demora na entrega. “São quatro carros, um para cada distrito para fazer a entrega em 72 unidades. Algumas foram entregues na segunda-feira, outras receberam hoje, mas em todos os postos a vacina já está disponível”, disse.

Campo Grande recebeu 80 mil doses que foram utilizadas no primeiro dia da campanha, e algumas pessoas não conseguiram ser imunizadas. Cássia afirmou que a procura foi mais alta do que nos anos anteriores, por isso as doses não foram suficientes. “Nós fizemos o comparativo com os anos anteriores para ter uma noção do número de doses, porém foram mais do que o dobro de pessoas em um dia nos postos, isso por conta da situação epimedeológica”, ressaltando que o aumento do número de casos de H1N1 em São Paulo foi um dos fatores que levaram a população buscar as vacinas.

Cássia frisou que os postos de saúde estarão recebendo as doses durante toda a campanha para repor os estoques e evitar que falte novamente. A imunização vai até o dia 20 de maio e é direcionada para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, sendo idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses até 4 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, doentes crônicos, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento da criança) e a população privada de liberdade.

Nos siga no Google Notícias