A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/04/2016 16:26

Campo Grande terá 86 postos para imunizar 186 mil pessoas contra gripe

Amanda Bogo
Ao todo, 186.800 doses estão disponíveis em Campo Grande para a vacinação (Foto: Marcos Ermínio)Ao todo, 186.800 doses estão disponíveis em Campo Grande para a vacinação (Foto: Marcos Ermínio)

A campanha de vacinação contra a gripe A começa neste sábado (30) em Campo Grande com a realização do Dia D, quando 86 postos, sendo 16 volantes, devem oferecer as vacinas em toda a cidade. É esperado que 186.800 pessoas sejam imunizadas durante toda a ação.

De acordo com a gerente técnica de imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Cássia Kanaoka, é importante que a população tome a vacina antes da chegada do inverno. “A influenza é uma doença grave, causa complicações e leva a óbito em alguns casos. É importante que a pessoa vá até o posto de vacinação o quanto antes, já que a vacina leva em torno de 5 dias para fazer efeito, então é preciso vacinar antes da chegada do inverno, quando o vírus circula com mais rapidez e facilidade”, explica.

Segundo Cássia, a realização do Dia D une todo o País para a imunização contra o vírus. “É um dia de mobilização nacional, estaremos unidos na mesma campanha. Ele facilita o acesso de pessoas que trabalham e têm disponibilidade apenas no fim de semana. Com os postos volantes, fica ainda mais fácil que a pessoa tenha acesso”, disse.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Coronel Antonino, a população já está buscando as vacinas durante o período de pré-vacinação, que começou na quinta-feira (28) e termina hoje. Nesse período, podem ser imunizadas crianças que têm idade entre 6 meses e um ano, gestantes e profissionais da saúde que têm contato com pacientes doentes.

A dona de casa Fernanda Marcon aproveitou para já levar o João Guilherme, de 1 ano, para ser vacinado. "É importante vacinar porque a gripe é muito perigosa. Aproveitei para trazer ele hoje porque não tem tanto tumulto", contou. 

A campanha acontece até o dia 20 de maio. Fazem parte do grupo de risco idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses até 4 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, doentes crônicos mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento da criança) e a população privada de liberdades. Todos os postos de saúde na Capital terão doses e a população deve procurar os locais das 07 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.

Fernanda aproveitou a pré-vacinação para imunizar o filho João Guilherme, de 1 ano (Foto: Marcos Ermínio)Fernanda aproveitou a pré-vacinação para imunizar o filho João Guilherme, de 1 ano (Foto: Marcos Ermínio)
Começa neste sábado imunização contra a gripe com 33 pontos de vacinação
Começa amanhã (30) com 83 locais de vacinação, o dia D contra a gripe, em Campo Grande. Além das unidades de saúde, as doses serão levadas para super...
Força-tarefa para vacinar indígenas em aldeias começa no sábado
O ministério da Saúde realiza a partir de sábado (30), uma força-tarefa para vacinar indígenas que moram em aldeias. Em Mato Grosso do Sul a cerimôni...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions