ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campo Grande terá 86 postos para imunizar 186 mil pessoas contra gripe

Amanda Bogo | 29/04/2016 16:26
Ao todo, 186.800 doses estão disponíveis em Campo Grande para a vacinação (Foto: Marcos Ermínio)
Ao todo, 186.800 doses estão disponíveis em Campo Grande para a vacinação (Foto: Marcos Ermínio)

A campanha de vacinação contra a gripe A começa neste sábado (30) em Campo Grande com a realização do Dia D, quando 86 postos, sendo 16 volantes, devem oferecer as vacinas em toda a cidade. É esperado que 186.800 pessoas sejam imunizadas durante toda a ação.

De acordo com a gerente técnica de imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Cássia Kanaoka, é importante que a população tome a vacina antes da chegada do inverno. “A influenza é uma doença grave, causa complicações e leva a óbito em alguns casos. É importante que a pessoa vá até o posto de vacinação o quanto antes, já que a vacina leva em torno de 5 dias para fazer efeito, então é preciso vacinar antes da chegada do inverno, quando o vírus circula com mais rapidez e facilidade”, explica.

Segundo Cássia, a realização do Dia D une todo o País para a imunização contra o vírus. “É um dia de mobilização nacional, estaremos unidos na mesma campanha. Ele facilita o acesso de pessoas que trabalham e têm disponibilidade apenas no fim de semana. Com os postos volantes, fica ainda mais fácil que a pessoa tenha acesso”, disse.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Coronel Antonino, a população já está buscando as vacinas durante o período de pré-vacinação, que começou na quinta-feira (28) e termina hoje. Nesse período, podem ser imunizadas crianças que têm idade entre 6 meses e um ano, gestantes e profissionais da saúde que têm contato com pacientes doentes.

A dona de casa Fernanda Marcon aproveitou para já levar o João Guilherme, de 1 ano, para ser vacinado. "É importante vacinar porque a gripe é muito perigosa. Aproveitei para trazer ele hoje porque não tem tanto tumulto", contou. 

A campanha acontece até o dia 20 de maio. Fazem parte do grupo de risco idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses até 4 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, doentes crônicos mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento da criança) e a população privada de liberdades. Todos os postos de saúde na Capital terão doses e a população deve procurar os locais das 07 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.

Fernanda aproveitou a pré-vacinação para imunizar o filho João Guilherme, de 1 ano (Foto: Marcos Ermínio)
Fernanda aproveitou a pré-vacinação para imunizar o filho João Guilherme, de 1 ano (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias