ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

‘Ele tá louco’, avisou namorada antes de lutador espancar e matar hóspede

Conversa que jovem teve por mensagem momentos antes do crime foi entregue pelos advogados do atleta à Justiça

Anahi Zurutuza | 21/04/2017 16:27
Rafael (de azul) durante lota (Foto: Facebook/Reprodução)
Rafael (de azul) durante lota (Foto: Facebook/Reprodução)

A sete dias de Rafael Martinelli Queiroz, 29, ir a júri popular por matar um hóspede a cadeiradas no Hotel Vale Verde, os advogados do lutador entregaram à Justiça prints de conversa que a namorada dele teve pelo WhatsApp minutos antes do crime. “Ele enlouqueceu”, disse Carla Dias Medeiros à pessoa com quem conversava.

O diálogo reforça a tese da defesa de que Rafael teve um surto, que já não estava bem psicologicamente dias antes de cometer o homicídio e que tem problemas psiquiátricos.

Os defensores tentaram sustentar ao longo do processo que o lutador é inimputável – não pode ser responsabilizado pelo crime –, mas no dia 24 de outubro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a sentença de pronúncia do juiz Alexandre Tsuyoshi Ito, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, confirmando que Rafael vai a júri por qualificado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Print da conversa de Carla pelo WhatsApp (Foto: Reprodução)
Print da conversa de Carla pelo WhatsApp (Foto: Reprodução)
Mais um trecho do diálogo (Foto: Reprodução)
Mais um trecho do diálogo (Foto: Reprodução)

Conversa – Rafael e Carla são do interior de São Paulo e estavam hospedados no Vale Verde porque ele veio participar de um campeonato de jiu-jítsu realizado no Círculo Militar.
Mas, na noite do dia 18 de abril de 2015, ele não competiu, como era previsto.

O casal teve uma discussão no quarto do hotel. Pelo WhatsApp, uma pessoa perguntou a Carla se o namorado tinham “melhorado”. A resposta dele foi negativa. “Ainda não. Tô ficando louca já. Ele enlouqueceu”.

A pessoa insistiu: “o que aconteceu?” e a moça disse que o lutador estava falando coisas sem sentido e a ofendia.

A interlocutora demonstra temer pelas atitudes que Rafael poderia tomar contra a namorada. “Ai meu Deus, ele não está bem. Fica quieta, não responde”.

Carla afirma: “ele tá louco! Tô com muito medo”, às 22h53.

Crime – Conforme relatou à polícia na época, quando o namorado ficou agressivo, amedrontada, ela fugiu pelos corredores e pediu socorro na recepção.

Ao sair enfurecido do quarto, Rafael destruiu tudo o que encontrou pela frente, até se deparar com o engenheiro Paulo Cézar de Oliveira, 49 anos, que havia acabado de abrir a porta de seu apartamento, o 216, para ver o que estava acontecendo.

A vítima foi espancada até a morte com uma cadeira. Tudo foi filmado pelo circuito interno de segurança do hotel.

Rafael foi preso logo após cometer o crime (Foto: Reprodução)
Rafael foi preso logo após cometer o crime (Foto: Reprodução)

Alegações – Os advogados do lutador haviam recorrido da decisão de mandar o cliente a júri, alegando que o atleta tem doença mental e por isso é inimputável, devendo ser internado em instituição para tratamento de pacientes psiquiátricos.

A defesa recordou que Rafael, quando interrogado em juízo, sequer se lembrava do que ocorreu, disse que ficou sabendo pela televisão que havia cometido um assassinato, e que não sabia o que estava fazendo. “Se eu estivesse em sã consciência, eu jamais faria isso”, teria dito o lutador.

Já o MPE (Ministério Público Estadual) lembrou que apesar do lutador ser portador de transtorno de personalidade, a perícia constatou que ele não estava completamente incapaz quando cometeu o assassinato e pede que mantida a sentença.

A promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, responsável pela acusação, argumenta que Rafael é, na verdade, semi-inimputável. “O réu tinha consciência dos atos que estava praticando, bem como das consequências que eles poderiam acarretar”.

O júri de Rafael será na próxima quinta-feira (27), a partir das 8h.

Nos siga no Google Notícias