ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Eleição terá 77 candidatos para 25 vagas de conselheiros tutelares

Os locais de votação vão funcionar das 8h até às 17h, no próximo domingo, em Campo Grande

Leonardo Rocha | 04/10/2019 10:58
Escola Municipal Arlindo Lima, durante eleição para conselheiro (Foto: Arquivo)
Escola Municipal Arlindo Lima, durante eleição para conselheiro (Foto: Arquivo)

Acontece no próximo domingo (06), das 8h até às 17h, a eleição para escolha de 25 conselheiros tutelares em Campo Grande. São 77 candidatos em busca dos cargos, para atuarem em cinco Conselhos Tutelares da Capital. Todos os eleitores da cidade podem participar e votar no pleito.

O eleitor deve ir ao local de votação levando apenas a carteira de identidade (RG) e o título do eleitor. Neste caso sua presença no pleito é facultativa, diferente das eleições políticas que o voto é obrigatório.

A princípio a eleição teria urnas eletrônicas, no entanto já que 16 candidatos estão “sub judice”, ou seja, existe contestação das suas respectivas presenças na Justiça, para não dar problema na configuração, se preferiu adotar o modelo de cédulas, que serão cedidas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS).

As escolas onde haverá votação estarão abertas das 8h até às 17h, sem fechamento para o almoço. Haverá 60 locais de votação (veja a lista) Cada sessão terá três mesários para fazer as orientações necessárias e nos locais de votação estará disponível um informativo com os números dos candidatos (confira a lista)

Trabalho - Segundo a organização, serão eleitos os 25 conselheiros tutelares titulares, que serão distribuídos para os cinco Conselhos (Tutelares) da cidade. Ainda será definido o critério desta escalação. No último pleito, os (candidatos) mais votados escolheram que lugares desejam atuar.

Os outros 50 suplentes ficarão na condição de espera, e podem substituir os titulares, caso haja desistência, problema na Justiça ou qualquer irregularidade antes de assumir o posto. A apuração dos votos vai ocorrer na segunda-feira (7), no TRE-MS. A expectativa é que o resultado seja divulgado no final do dia ou na terça-feira (08).

Eleitores - A assessoria da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) informou que a expectativa é que 10 mil eleitores votem neste domingo (06), sendo que a maior movimentação deve ser na Escola Municipal Plínio Mendes.

Dos 77 candidatos, 23 já são conselheiros tutelares e buscam a reeleição, em mandato de 4 anos. O salário base para função é de R$ 5.100,00, com todos os benefícios de um servidor efetivo, assim como adicional para a realização dos plantões.

A função dos conselheiros é garantir o direito das crianças e adolescentes, tendo que agir sempre que este público for ameaçado ou violado na sociedade, em função do Estado, pai, responsável ou em razão da sua própria conduta.

Nos siga no Google Notícias