ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Em 2019, Santa Casa fez 476 partos de prematuros, 18% do total

Com objetivo de desmistificar e esclarecer dúvidas sobre o assunto, palestras serão realizadas na semana que vem

Liniker Ribeiro | 21/11/2019 17:17
Mãe com bebê no colo após nascimento prematuro na Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Mãe com bebê no colo após nascimento prematuro na Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande promove, na próxima semana, um ciclo de palestras com objetivo de desmistificar e esclarecer dúvidas sobre partos prematuros. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 10% dos bebês nascem antes do tempo. Na Capital, foram 476 partos prematuros só este ano.

O número, divulgado nesta quinta-feira (21), pela assessoria de imprensa do hospital, representa 18% do total de partos realizados em 2019. De janeiro até agora, foram 2.540 nascimentos antes da gestação completar 37 semanas.

O tempo abaixo do esperado tem prolongado o período de internação dos bebês. Os partos prematuros podem ocorrer devido a várias possibilidades de complicações ao bebê, como doença pulmonar (por deficiência de surfactante ou displasia broncopulmonar), ocular (retinopatia da prematuridade), auditivo (surdez), cardíaca (persistência do canal arterial), cerebral (como hemorragia peri-intraventricular, leucomalacea periventricular) podendo levar a distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor a longo prazo, déficit de crescimento (levando a baixa estatura), entre outras.

Em relação ao peso de nascimento, são considerados os bebês com menos de 2,5 kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Devido às várias possibilidades, profissionais defendem a necessidade de se falar sobre o assunto, chamando atenção da sociedade.

Palestras – O evento realizado pela Santa Casa, em parceria com o serviço de neonatologia, está marcado para a próxima quinta-feira (28). Com o tema “Dia da Prematuridade”, as palestras que esclarecerão dúvidas e promoverão discussões sobre o tema fazem parte do mês de conscientização pelo dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade.

O médico pediatra e chefe dos setores neonatais da Santa Casa, Dr. Walter Peres, apresentará pontos que são importantes para o entendimento do assunto. Entre os temas, serão discutidos fatores que podem propiciar o parto prematuro, como a falta ou a deficiência no pré-natal correto.

As palestras também abordarão outras possíveis causas, como patologias maternas, principalmente por infecções congênitas, diabetes, doenças hipertensivas e até mesmo gestação gemelar, porém todos esses fatores podem ser minimizados com um pré-natal adequado e desde o início da gestação.

Nos siga no Google Notícias