ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Em 30 segundos bombeiro salva vida de bebê engasgada

Menina, que nasceu há apenas 50 dias, se engasgou com leite materno

Ana Oshiro | 22/04/2021 08:14

Uma bebê, de apenas 50 dias de vida, foi salva pelo Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira (21), no bairro Santa Emília, em Campo Grande. A criança havia se engasgado com leite materno e já não respirava quando o socorro chegou.

No vídeo acima é possível ver todo o processo de salvamento através da manobra de desobstrução das vias aéreas. Quem fez a manobra, que salvou a vida da bebê, foi o Major do Corpo de Bombeiros Fábio Pereira de Lima, comandante de socorro.

Em entrevista ao Campo Grande News, o major Fábio explicou que a equipe foi acionada pelo pai da criança, que estava sendo amamentada quando regurgitou o leite e se engasgou. Em estado de choque, o pai ligou para o 193, onde recebeu orientações por telefone, enquanto uma equipe se deslocava até o local.

"Chegamos ao local e o bebê estava no colo de um parente, que tentava fazer a manobra, mas não estava tendo sucesso. Imediatamente peguei a criança nas mãos e comecei a realizar o resgate, ela estava sem respirar e muito pálida. Foi tudo muito rápido, entre 20 a 30 segundos de manobra a bebê expeliu o líquido e voltou a respirar", explicou o major.

Trabalhando no Corpo de Bombeiros há 16 anos, Fábio explica que essa situação é frequente em bebês de 0 a 1 ano, e é importante que pais, familiares e responsáveis pela criança saibam realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas, que é específica para bebês e lactantes.

"Se a criança engasgar com algum líquido ou objeto, é só dar cinco pequenos tapinhas nas costas do bebê, como no vídeo do resgate. Se ela não expelir ou não chorar, você vira a criança de frente e, com dois dedos, faz cinco compressões entre os dois mamilos da criança, isso ajuda a expelir o objeto ou liquido, aí vira ela de costas e dá os tapinhas de novo", orientou Fábio.

Para o major, o plantão desta noite foi emocionante, já que essa foi a primeira vez que ele teve a oportunidade de salvar a vida de um bebê dessa maneira, e ainda deu a sorte de ter o resgate registrado em vídeo.

"Quando eu vi as imagens, horas depois do atendimento, me emocionei. Sou pai de uma menina de 6 anos e foi incrível poder contribuir pra salvar a vida do bebê de uma família. É emocionante demais no nosso serviço fazer a diferença e conseguir salvar uma vida assim", contou emocionado, por telefone, no momento que deixava o quartel, na manhã desta quinta-feira (22), após 24 horas de plantão.

Nos siga no Google Notícias