ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em 43 dias, leituristas da Águas identificam 1,7 mil focos do Aedes Aegypti

Nyelder Rodrigues | 03/03/2017 21:59

Os leituristas da Águas Guariroba, empresa responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto em Campo Grande, identificaram 1,7 mil possíveis focos do mosquito Aedes aegypti desde que a concessionária passou a auxiliar a prefeitura no mapeamento de focos na Capital, contribuindo assim no combate a várias doenças.

A campanha, chamada "Águas em Movimento", registrou esse total de possíveis focos em apenas 43 dias de trabalho. Só em fevereiro, foram 1.332 casos identificados - em janeiro, foram 443 casos a partir da segunda quinzena.

Antes de irem às ruas, os leituristas receberam capacitação, participando inclusive de palestra sobre perigos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti - dengue, febre chikungunya e zika.

"Os dados gerados [pelos leituristas] são enviados via sistema comercial para um banco de dados, onde geramos relatórios. Essas informações são repassadas de dois a três dias para a Sesau", afirma Ítalo Edson de Souza, especialista em Assessoria Técnica da Águas Guariroba.

De acordo com dados divulgados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), nas vistorias feitas até dezembro de 2016 foram encontrados focos do mosquito em 86,2% das casas visitadas, em 6% dos imóveis comerciais e 4,3% dos terrenos baldios.

Com a participação da equipe de leituristas da Águas Guariroba, estima-se que o monitoramento de novos focos seja direcionado e solucionado com mais agilidade. Os principais bairros onde foram identificados possíveis focos estão na região do São Conrado, Aero Rancho, Caiobá, José Abrão, Nova Lima e no Centro de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias