ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Em ano que febre amarela cercou MS, 166 foram vacinados por dia

Até outubro, 50.747 pessoas foram imunizadas contra a doença em Campo Grande

Anahi Zurutuza | 10/11/2017 13:47
Aplicação de vacina em posto de saúde (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Aplicação de vacina em posto de saúde (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Doses da vacina contra a febre amarela (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Doses da vacina contra a febre amarela (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) vacinou 50.747 pessoas contra a febre amarela em Campo Grande de janeiro a outubro. Foram em média 166 vacinados por dia no ano que a doença cercou Mato Grosso do Sul por duas vezes.

Deste total, 10.272 crianças com menos de 1 ano foram imunizadas contra a doença, fazendo a Capital atingiu 86% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A secretaria considera o número da vacinados dentro do esperado, embora no início do ano, o medo da doença, que havia feito vítimas nos estados vizinhos, tenha provocado corrida aos postos de saúde.

Em todo 2016, 59.603 pessoas foram vacinadas na Capital – média de 163 por dia. Do total, foram 13.804 crianças imunizadas.

A Sesau informou, por meio da assessoria de imprensa, que a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde da Capital e que não haverá campanha específica em virtude do reaparecimento da doença em estados vizinhos.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, se a pessoa (criança, jovem, adulto ou idoso) tomou uma única dose da vacina em qualquer época da vida ela é considerada imunizada e não há necessidade reforço.

No fim de janeiro, pessoas formavam fila nos postos de saúde para tomar a vacina (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
No fim de janeiro, pessoas formavam fila nos postos de saúde para tomar a vacina (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Situação – Neste início de ano Mato Grosso do Sul estava cercado de casos de febre amarela, mas desde que a doença ressurgiu no Brasil, o Estado era o único do Centro-Oeste a não ter notificações. Apesar do dado positivo, a corrida aos postos de saúde foi inevitável.

Nos dois primeiros meses deste ano, 29.010 pessoas foram vacinadas contra a doença, o triplo do número de vacinados em janeiro e fevereiro do ano passado – 9.480 pessoas.

Além do medo da doença ter feito crescer a procura pela vacina, principalmente por quem havia se imunizado há mais de dez anos, a campanha de vacinação iniciada pela Sesau na área rural de Campo Grande contribuiu para o aumento da quantidade de vacinados.

Agora em outubro a doença voltou a aparece. Em São Paulo, há dez pacientes com suspeita da doença.

Investigação - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) investiga a morte de um macaco, um dos hospedeiros do vírus que causa a febre amarela. O corpo do animal foi encontrado por volta das 7h desta terça-feira (8) na área de reserva de uma chácara localizada na região da estrada da Gameleira, em Campo Grande.

Sem pânico – Em entrevista ao Campo Grande News nesta semana, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mariah Barros, garantiu que não há motivo para pânico. “Campo Grande sempre vacinou contra a febre amarela e isso nos deixa numa certa tranquilidade. Não vamos deflagrar campanha, não há necessidade”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias