ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sesau encerra vacinação contra febre amarela com 47% de cobertura na zona rural

Lucas Junot | 31/03/2017 13:33

O serviço de imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CCVE) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) encerrou a campanha de vacinação contra a febre amarela na zona rural do município. O balanço da ação foi divulgado nesta sexta-feira (31).

Das 1616 pessoas existentes nas localidades trabalhadas, 766 já estavam com o calendário vacinal em dia. Esse número representa quase a metade dos consultados: 47,40%.
Ainda 24,20%, ou seja, 391 pessoas não puderam tomar a vacina, pois estavam impedidas.

Nestes casos, a população era na maioria idosa (acima de 60 anos) ou em tratamento quimioterápico ou radioterapia. Foram imunizadas 459 pessoas, o que representa 28,40% da população visitada.

Para a coordenadora da CVE, Mariah Barros, “a equipe trabalha todos os dias para alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde e desta forma, atender a população apta para tomar a vacina”, disse ela.

De acordo com a Sesau, a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura.

O esquema vacinal da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças que devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde conforme o cronograma de vacinação que existe para aperfeiçoar o uso da vacina de febre amarela. Cada frasco contem 10 doses e quando aberto tem prazo de validade de 6 horas.

As pessoas interessadas em tomar a vacina podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para verificar a disponibilidade da vacina, em dia e horário estabelecido.

Nos siga no Google Notícias