ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em busca de novo lar, abelhas impõem "toque de recolher" em bairro

A “nuvem preta” assustou quem não estava acostumado com a situação

Geisy Garnes e Tainá Jara | 07/08/2019 15:21
Nesta tarde as abelhas estavam em um poste de iluminação (Foto: Tainá Jara)
Nesta tarde as abelhas estavam em um poste de iluminação (Foto: Tainá Jara)

Um enxame de abelhas migratórias obrigou os moradores da Rua Tinhorão, no Bairro Cidade Jardim, ficarem trancados em casa na manhã desta quarta-feira (7), em Campo Grande. A “nuvem preta” passou pelo bairro em busca de um “novo lar” e assustou quem não estava acostumado com a situação.

Segundo a costureira Tina Camargo de 46 anos, eram quase 11 horas quando ouviu um barulho muito alto, semelhante ao de um caminhão. Ela resolveu sair no portão para ver o que era e se deparou com uma nuvem preta em volta dos galhos de uma árvore, que fica em frente a sua casa. Só depois de um tempo percebeu que eram abelhas.

O enxame chamou atenção de outros moradores, que assustados com a quantidade de abelhas resolveram voltar para a casa de fechar as portas e janelas. Foi à irmã de Tina que ligou para o Corpo de Bombeiros em busca de orientações. “Eles explicaram que elas estavam migrando e garantiram que voltariam no fim do dia, quando as abelhas ficam mais calmas”.

Apesar de inusitada, a situação é comum e acontece quando o enxame sai à procura de um novo local para se fixar. Durante o trajeto, param para descansar em árvores, beirais de telhado e postes, onde costumam permanecer por 12 a 48 horas antes de seguirem viagem.

Nesta tarde, as abelhas da Rua Tinhorão já tinham mudado de lugar e se aglomeravam em um poste de energia da via. Ao Campo Grande News, o Corpo de Bombeiros explicou que a remoção é sempre feita no período noturno, quando os insetos ficam “mais calmos” e menos espalhados.

Algumas dicas para essa situação são:

Jamais tente fazer a remoção por conta própria, se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193;

Atenção redobrada com as crianças e os idosos. Oriente seus filhos para que não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nas abelhas;

Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque;

Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;

Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;

Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colméias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;

Nos siga no Google Notícias