ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em busca do "sonho militar", 586 mulheres passam por avaliação física

Esta é segunda fase da seleção feminina para ingresso nas Forças Armadas em MS

Por Silvia Frias e Raíssa Rojas | 08/07/2025 09:44
Em busca do "sonho militar", 586 mulheres passam por avaliação física
Teste de força realizado esta manhã, por jovens que se alistou nas Forças Armadas (Foto: Osmar Veiga)

Das 722 jovens que fizeram alistamento militar em Mato Grosso do Sul, 586 começam a passar por exames de saúde e de força, em uma das etapas para ingressar nas Forças Armadas. Destas, 18 estiveram esta manhã no CMO (Comando Militar do Oeste) para os testes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Das 722 jovens que se alistaram em Mato Grosso do Sul, 586 iniciam exames de saúde e força para ingressar nas Forças Armadas. As inscrições ocorreram em Campo Grande, Corumbá e Ladário. A seleção geral começou em 1º de julho e se estenderá até 11 de julho, com 1.026 alistamentos no total. O tenente-coronel Roberto Júnior destacou que a demanda superou as expectativas. Após a seleção, as jovens serão designadas para organizações militares, com 99 vagas em Campo Grande. O Ministério da Defesa investiu R$ 2 milhões em infraestrutura para receber o contingente feminino, que atualmente representa 10% do efetivo militar no Brasil.

Essas 586 jovens se inscreveram para o SMIF (Serviço Militar Inicial Feminino) em três municípios tributários, ou seja, sob responsabilidade de unidade militar, sendo 421 em Campo Grande, 132 em Corumbá e 33 em Ladário.

Para as outras 136 inscritas que completam o total de 722 alistamentos, ainda será preciso paciência, já que não há vaga prevista nas cidades onde fizeram inscrição.

Das inscritas em Campo Grande, uma delas era a estudante Rafaela Braga, 17 anos. Nervosa, assistia atenta, no posto de apresentação, às explicações dadas sobre as avaliações a que será submetida hoje: são exames médicos, odontológicos, de força, de visão e inspeção corporal e entrevista.

Em busca do "sonho militar", 586 mulheres passam por avaliação física
Jovens ouvem explanação sobre avaliação realizada hoje (Foto: Osmar Veiga)

 “Sinceramente, eu estou bem nervosa”, reforçou Rafaela. Apesar disso, está convicta da decisão de se alistar. “Tenho muitos familiares militares, meu avô, meu tio e meu pai, não vejo como coisa simples, é um sonho, gostaria de dar esse orgulho para meus pais”, completou.

Companheira de nervosismo, Maria Eduarda Baez, 18 anos, disse que tem o sonho de seguir a carreira militar desde os 7 anos. “Meu sonho é seguir a carreira, estou com a expectativa bem alta.

Mais tranquila, Mariane Ramona Nunes Moraes, contou que fez o alisamento assim que as inscrições foram abertas. “É uma carreira que eu quero seguir para vida, porque é incrível. E o sonho da minha mãe e esse sonho passou pra mim. Quero isso para minha vida, o sonho militar pra mim"

Em busca do "sonho militar", 586 mulheres passam por avaliação física
Maria Eduarda diz que o sonho é seguir carreira militar (Foto: Osmar Veiga)

Designações - O tenente-coronel Roberto Júnior disse que a fase de seleção geral começou no dia 1º de julho e irá se estender até 11 de julho. No total, contando com os alistamentos em Mato Grosso, que também é área do CMO, foram 1.026 alistamentos.

“A procura superou as expectativas”, disse. O militar explica que ser considerada apta hoje, ainda não é o passaporte para o Exército. “Ainda vão participar de seleção complementar e, depois, vão ver quem vai começar em 2026”.

Após a seleção, haverá a designação para as três organizações militares onde há previsão de incorporação. No caso de Campo Grande, são 99 vagas, sendo 27 para Colégio Militar, 12 para Hospital Militar e 60 para base de administração e apoio do CMO.

Para receber o contingente feminino, o Ministério da Defesa investiu R$ 2 milhões em adequações de infraestrutura, com construção de banheiros, alojamentos, aquisição de equipamentos de segurança e implantação de reconhecimento facial. Para Mato Grosso do Sul, o valor não foi divulgado.

Hoje, o Brasil tem 37 mil militares do sexo feminino, o equivalente a 10% do efetivo total.

Em busca do "sonho militar", 586 mulheres passam por avaliação física
Mariane diz que carreira é sonho militar que veio da mãe (Foto: Osmar Veiga)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias