ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em dia de protesto, médicos programam operação padrão em posto de saúde amanhã

Marta Ferreira | 24/10/2011 12:54

Categoria vai reforçar número de profissionais na unidade do Coronel Antônino, que é 24h

Médicos de todo o País prometem, para amanhã, protesto para chamar a atenção sobre a situação do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Campo Grande, em vez de parar o atendimento, a categoria resolvei fazer diferente: aumentar a quantidade de profissionais na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do bairro Coronel Antonin, numa espécie de operação padrão para mostrar como deveria, segundo eles, ser a real condição de trabalho no sistema público de saúde.

A iniciativa é do SinMed-MS (Sindicato dos Médicos), CRM (Conselho Regional de Medicina) e AMMS (Associação Médica). Será no período da manhã, a partir das 7h.

Para o presidente do SinMed-MS, Marco Antonio Leite, a população e os profissionais sofrem diariamente com a precariedade do SUS, e um dos principais motivos desta situação é a falta de médicos. “Os baixos salários desestimulam o trabalho na rede pública. A maioria prefere abrir consultórios e atender particular, do que passar por desgastes físicos e mentais e ainda ser mal remunerado por isso”, revela o presidente.

Leite crescenta também que aumentar o efetivo de médicos amanhã, é uma forma de mostrar como deve ser o atendimento diário no SUS. “Os médicos vão trabalhar voluntariamente e com esta iniciativa queremos mostrar que é possível a população ser tratada com respeito e dignidade”.

“Nossa luta é pela valorização do médico, mais recursos para a saúde, melhores condições de trabalho, carreira de estado para o médico, mais qualidade na gestão do SUS, PCCV para o SUS, e qualidade no atendimento à população. Quando estes itens forem resolvidos certamente os problemas do Sistema Único de Saúde serão sanados”, observa, sobre a manifestação de amanhã, que será realizada de formas diferentes em cada estado.

Nos siga no Google Notícias