ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Em harmonia com obras do Reviva, árvores da Rui Barbosa ganham poda

Reparos se estenderam da 26 de Agosto até a Avenida Mato Grosso

Jones Mário | 17/11/2019 11:58
Equipes da Sisep trabalham na Rui Barbosa desde 7h deste domingo (Foto: Marcos Maluf)
Equipes da Sisep trabalham na Rui Barbosa desde 7h deste domingo (Foto: Marcos Maluf)

Pelo menos 70 árvores distribuídas pela Rua Rui Barbosa receberam poda para levantamento de copa e desobstrução de iluminação pública, entre sexta-feira (15) e este domingo (17), no Centro. A intervenção é feita em harmonia com as obras do Reviva Campo Grande na Rua 14 de Julho, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 29.

Nesta manhã, cerca de 30 trabalhadores da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) faziam serviços em duas quadras da Rui Barbosa, entre as ruas Dom Aquino e Maracaju, desde 7h.

A manutenção mobilizou seis caminhões - dois munck, dois basculantes e dois para transporte de equipamentos -, além de duas pás-carregadeiras para transportar os galhos cortados.

Os trabalhos provocaram interdição parcial da Rui Barbosa. A divisão de trânsito da Guarda Municipal foi acionada para coordenar a passagem de veículos pelo local.

Na Rui Barbosa, os trabalhos contemplam as árvores desde o encontro com a Rua 26 de Agosto até a esquina com a Avenida Mato Grosso.

Reparos se estendem pela Afonso Pena, entre Rui Barbosa e Pedro Celestino (Foto: Marcos Maluf)
Reparos se estendem pela Afonso Pena, entre Rui Barbosa e Pedro Celestino (Foto: Marcos Maluf)
Manutenção exigiu interdição parcial da via, no Centro da cidade (Foto: Marcos Maluf)
Manutenção exigiu interdição parcial da via, no Centro da cidade (Foto: Marcos Maluf)

Outro grupo, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), executava reparos na Avenida Afonso Pena, entre Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Segundo biólogo ligado à Sisep, Ricardo Lima de Menezes, as árvores alvos das podas foram sibipirunas, oitis, mangubas e ipês. Ele estima que as espécies foram plantadas há aproximadamente 40 anos.

Ainda conforme Menezes, a Semadur fez levantamento e autorizou as podas.

Autorização - A Semadur expõe que qualquer iniciativa que afete as árvores, seja em via pública ou em terreno próprio, exige autorização da prefeitura. Para remover, podar ou plantar, é necessário preencher requerimento e protocolar na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão).

Conforme PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana), Campo Grande tem cerca de 150 mil árvores nas ruas. Somente no Centro, o inventário contabilizou 2,4 mil espécies.

Nos siga no Google Notícias