Em meio à pandemia, entidades arrecadam alimentos para indígenas de MS
Doações podem ser entregues na Avenida Fernando Correa da Costa

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena e a Divisão de Atenção à Saúde Indígena está arrecadando doações de alimentos para serem entregues a famílias de indígenas que vivem nas aldeias de Mato Grosso do Sul.
As recomendações de isolamento social provocadas pelo avanço do novo coronavirus, agravaram a necessidade de assistência social aos moradores. A iniciativa busca arrecadar principalmente alimentos e medicamentos, que serão distribuídos nas comunidades indígenas.
“Muitos indígenas trabalham comercializando os produtos nas feiras de suas cidades ou de porta em porta e neste momento não podem sair de suas comunidades por precaução. Os caciques e lideranças imediatamente atenderam o isolamento e fecharam as entradas das aldeias, com comissão de lideranças que se revezam dia e noite”, comenta a subsecretária de políticas públicas para a população indígena, Silvana Dias de Souza de Albuquerque.
Atualmente, uma Portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) suspende atividades que impliquem contato de indígenas com comunidades externas e estabelece diretrizes para diminuir as chances de contágio do Covid-19 nas aldeias.
Dessa forma, somente profissionais responsáveis pela prestação de serviços essenciais, como atendimento à saúde, segurança, entrega de alimentos e medicamentos podem entrar nas comunidades indígenas.
Estima-se que há 80 mil indígenas, residentes em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o que corresponde à segunda maior população indígena do País.
Doações – Os produtos podem ser entregues na Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. Informações pelo telefone (67) 99808-6606.
Já a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) fica na Rua Alexandre Fleming, 2007. Informações sobre os pontos de doação podem ser obtidas pelos telefones (67)3378-4200/ 3378-4215 ou 3378-4214.