A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/05/2015 10:51

Em meio a risco de falta, 50% das doses são aplicadas em menos de 3h

Juliana Brum e Mariana Rodrigues
População lotou postos de saúde para participar de campanha de vacinação (Foto: Marcelo Calazans)População lotou postos de saúde para participar de campanha de vacinação (Foto: Marcelo Calazans)
Antonio e Zenaide (de azul) levaram a mãe de 94 anos para tomar vacina (Foto: Marcelo Calazans)Antonio e Zenaide (de azul) levaram a mãe de 94 anos para tomar vacina (Foto: Marcelo Calazans)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o Dia D da Vacinação da Gripe, foi aberta oficialmente com finalidade de atingir 85% do grupo de risco que envolve idosos e crianças, neste sábado (9), na Capital. No posto da abertura, 50% das doses foram aplicadas em duas horas e meia. 

A imunização começou segunda-feira, mas com atraso na entrega de doses e racionamento na entrega pelo Ministério da Sáude. Em Campo Grande, alguns postos ficaram sem a vacina logo após a entrega devido ao pouco volume repassado às unidades básicas.

No Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Nova Lima foram entregues 600 doses e, até às 9h30, já foram aplicadas 50%. Segundo Márcia Barbosa, gerente do Posto de Saúde, a expectativa é que até às 17h apliquem todas as doses.

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem esteve na abertura oficial da campanha na unidade e destacou: "É de extrema importância que as pessoas tomem as vacinas evitando que nesta época mais fria, as viroses se espalhem, promovendo complicações na saúde" alertou.

A UBSF estava lotada na manhã de hoje, mas a espera era pequena devido a rapidez das aplicações. Durante a espera a população presente pode se entreter com atividades como ginásticas laborais voltada para a terceira idade e teatro de fantoches.

Foi possível ver famílias chegando para vacinar como é o caso dos Peixoto. Antônio, 66 anos, e Zenaide Peixoto, 64, levaram a mãe de 94 anos, cadeirante, para participar do Dia D contra da vacinação contra a gripe.

Cerca de 600 funcionários foram mobilizados para atender a população nos 82 postos de saúde de Campo Grande.

Todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) do Estado funcionarão até as 17h para imunizar a população.

Das 7h às 9h30, metade das doses foi aplicada hoje (Foto: Marcelo Calazans)Das 7h às 9h30, metade das doses foi aplicada hoje (Foto: Marcelo Calazans)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions