ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Em noite com morte por frio, 4 recusam acolhimento nas ruas

Seas funciona 24 horas por dia e as pessoas abordadas durante a madrugada, que aceitam o atendimento, são encaminhadas a abrigos

Danielle Valentim | 11/08/2018 10:32
Quatro pessoas em situação de rua não quiseram ir ao Cetremi; Uma pessoa morreu de frio no bairro Tiradentes. (Foto: Bruna Kaspary)
Quatro pessoas em situação de rua não quiseram ir ao Cetremi; Uma pessoa morreu de frio no bairro Tiradentes. (Foto: Bruna Kaspary)

O Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) passou a noite abordando pessoas e oferecendo acolhimento aos abrigos municipais. Entre os atendimentos, quatro pessoas em situação de rua recusaram o atendimento, dois foram levados ao Cetremi (Centro de Triagem do Migrante), um à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e um reconduzido à família. Mesmo assim, durante a madrugada, um homem de 50 anos, morreu de frio, no bairro Tiradentes em Campo Grande.

Homem encontrado como moradores foi identificado como Jalva Mendes Feijó, de 50 anos. Sem marcas de agressões pelo corpo, a Perícia da Polícia Civil não descarta a morte em decorrência do frio da madrugada, quando a mínima foi de 7°C com sensação témrica entre os 3 e 4°C.

Com fugir das ruas? Para evitar tragédias e acolher quem enfrenta o frio das ruas, o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) passa a noite abordando pessoas e oferecendo acolhimento aos abrigos municipais. A busca ativa do Seas funciona 24 horas.

Assim que acolhidos, os adultos ficam temporariamente no Cetremi e o objetivo é de que sejam reinseridos no núcleo familiar ou no caso do migrante, reconduzido à cidade de origem. No Cetremi, neste período de inverno e intenso frio, o número de pessoas no local aumenta chegando a cerca de 100 pessoas, entre migrantes e moradores de rua.

O Centro POP contribui para a inclusão social da população de rua, busca respeitar a dignidade do morador de rua e resgatar os vínculos familiares ou comunitários. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e advogados.

Acolhimento - A abordagem de rua é feita pela equipe técnica da SAS. O serviço realiza busca ativa nas ruas e pontos de encontros deste público, buscando acolher quem estiver em situação de risco pessoal e social visando garantir proteção integral das pessoas que se encontram nesta situação. Neste período de frio, o trabalho é intensificado.

O Seas funciona por 24h, pelo telefone 8405-9528, contando com uma equipe psicossocial. O Centro Pop atende pessoas em situação de rua, com higienização e alimentação. O atendimento é realizado das 7h30min às 17h30min e fica na Rua Joel Dibo, 255.

Nos siga no Google Notícias