ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em quarentena há 20 dias, detento da Gameleira passa por protocolo do corona

Segundo a administração do presídio, ele passou por exames e o resultado foi negativo para o Covid-19

Maressa Mendonça | 17/04/2020 14:01
Em quarentena há 20 dias, detento da Gameleira passa por protocolo do corona
Fachada do presídio da Gameleira, onde presos do regime semiaberto cumprem pena (Foto: Arquivo/Campo Grande News)


Um interno do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira passou pelo protocolo do coronavírus na terça-feira (14) após reclamar de forte dores nas costas. Ele foi encaminhado para unidade de saúde e depois transferido para o Hospital Regional, onde foi examinado para o diagnóstico do novo vírus. Conforme a administração do presídio, o resultado foi divulgado ontem (16) e deu negativo para a doença. Os outros 20 detentos com quem ele divide cela também não apresentam sintomas.

Conforme as informações divulgadas pela assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), na terça-feira o detento que cumpre pena no regime semiaberto começou a reclamar de dores nas costas e a administração do presídio decidiu pelo atendimento externo. “ O protocolo é que o encaminhamento à unidade de saúde seja feito pela família, que foi imediatamente comunicada e se dispôs a ir buscá-lo”, informaram.

O interno passou pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Aero Rancho e depois foi levado para o Hospital Regional. Segundo a Agepen, ele passou por exames que deram negativo para coronavírus e tuberculose. A suspeita é de pneumonia, mas ainda não há confirmação.

Tanto este interno quanto os outros que cumprem pena no regime semiaberto na Gameleira,  e não fazem parte do grupo de risco, estão em quarentena total há mais de 20 dias. Os do grupo de risco foram liberados mediante uso da tornozeleira para isolamento domiciliar.

Em nota, a Agepen reforçou que “Todos os internos da Gameleira são monitorados diariamente pela enfermagem do presídio e quando apresentam sintomas são realizados os procedimentos necessários, entre eles o isolamento ou encaminhamento externo em casos considerados mais graves”.

Segundo a Agepen, apenas este interno apresentou sintomas da doença. “A suspeita é que se trate de uma pneumonia comum. No entanto, o protocolo padrão é que seja realizado também exame para o coronavírus. A enfermagem do presídio está acompanhando o caso junto ao Hospital Regional. Nenhum dos outros internos que dividiam a cela com Renato apresentam sintomas”, ressaltaram.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Regional para ter detalhes sobre o quadro do paciente, mas não teve resposta até o fechamento da edição.

Nos siga no Google Notícias