A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

07/12/2011 18:40

Em 4 dias, 151 motoristas multados por desrespeitar faixa de pedestre

Ana Paula Carvalho
Policiais autuam carro estacionado em cima da faixa de pedestre (Foto: Divulgação/Ciptran)Policiais autuam carro estacionado em cima da faixa de pedestre (Foto: Divulgação/Ciptran)

Em apenas quatro dias de fiscalização para que os condutores respeitem a faixa de pedestre, 151 infrações foram registradas. No primeiro dia foram 21, no segundo 58, 32 no terceiro e ontem, 40 condutores foram autuados.

Segundo o comandante da Ciptran, Alírio Villasanti, os policiais estão priorizando a fiscalização na Afonso pena em frente à Morada dos Baís e ao Camelódromo, na 15 de Novembro e na 7 de Setembro, em frente ao Mercadão Municipal e, em outros pontos que participaram das blitze educativas.

“Essa campanha é um passo importantíssimo para humanizarmos o trânsito na Capital”, relata o comandante.

Ao todo, quatro equipes trabalham na fiscalização diariamente, mas, sempre que possível, policias de motocicleta ajudam na ação.

“A fiscalização não é novidade, a punição para quem não respeita a faixa de pedestre está prevista no código de trânsito desde 97, mas muitos condutores preferem optar pela fluidez do trânsito a preservar vidas", ralata Villasanti.

Para o comandante, a iniciativa deu certo em outras cidades e pode dar certo aqui também. “Nós somos capazes”, afirma.

A campanha educativa para que o pedestre passe a ter vez no trânsito de Campo Grande foi realizada entre 10 e 30 de novembro. Desde o dia 01º de dezembro, os motoristas infratores são punidos com multa. Nos locais sem sinalização, a preferência é do pedestre, contudo, ele sempre deve passar pela faixa. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.

Conforme o artigo 170 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir ameaçando os pedestres é punido com recolhimento da CNH. O documento é encaminhado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que determina o prazo de suspensão.

Nestes casos, os condutores ainda recebem, além da pena administrativa, a punição destinada aos que deixam de dar preferência ao pedestre: sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54 pela infração gravíssima.



Esta dificil. A grande minoria respeita a lei. ja parei para pedrestre passar motorista de tras de mim bozinou e me chingou >>> ta loco parar ai cara !!!!
 
ANDRE MARIANI em 08/12/2011 12:50:20
Tem pedestres muito mal educado, alguns atravessam com semafaro aberto, e acham ruim ainda. Por favor pedestres respeitem tambem.
 
Thais Aparecida em 08/12/2011 12:45:59
Respeito a faixa de pedestre deve ter uma campanha educativa muito forte constante, o ano todo, para evitar acidentes e atropelamentos. Só multar não resolve nada, a não ser revoltar ainda mais o motorista, que só vai respeitar quando avistar o policial. E assim vai morrer muito pedestre. O Estado deve promover a conscientização de respeito ao pedestre, afinal todo motorista também é pedestre.
 
Antonio Marques em 08/12/2011 11:44:04
Acho que a educação tem que ser para todos, os motoristas aprenderem que o pedestre tem preferencia, mas os pedestres também precisam aprendem...na tv o fiscal de trânsito pediu para o pedestre sinalizar com a mão sua travessia, fica mais facil assim, e também no centro temos que tomar cuidado para não atropelar as passoas no meio da quadra, não atravessam na faixa.Todos temos que ter educação!!!!
 
Lenita Santos em 08/12/2011 11:34:42
Eu passo pela afonso pena pr ir na faculdade, deveria te uma placa avsando que a 20 metros tem uma faixa de pedestre, estive observando e não tem , quem não conhece o local da faixa acaba ocasionando um acidente, foi o que acontecu quando eu estava pasando por lé, o pedestre derepente atravessou só via carro freiando os veiculos, e motos derapndo, isso é um absurdo deveria ter placas avisando.
 
fatima sene em 08/12/2011 11:00:00
DEVE HAVER SINALIZAÇÃO INDICANDO QUE TEM FAIXA DE PEDESTRE.
 
DORA ALBUQUERQUE em 08/12/2011 02:14:19
A parada obrigatória do motorista na faixa para pedestres não é nenhuma novidade, pois esta descrito no Código de Trânsito desde a sua criação. Moro em Brasília a alguns anos, e aqui me doutrinei parar na faixa assim que algum pedestre sinaliza com a mão, espero que os motoristas de nossa linda e amada capital se conscientizem da importância desse gesto.
 
Lincoln Cortez em 08/12/2011 01:52:28
O pedestre quando estiver atravessando na faixa deve respeitar o condutor tambem, pois existem pessoas que olham para o motorista diminuem a passada, gesticulam e ainda caem na gargalhada...educação para ambas as partes!
 
Luciano S. Campo Grande em 07/12/2011 09:32:30
nao tem que periodo educativo,todos que tiraram cnh sabem o que pode e o que nao pode.
 
claudinei braz em 07/12/2011 09:08:23
hoje no mesmo lugar da foto eu estava parado para atravessar ai o guarda me mandou ir e sinalizou para um motoqueiro parar mas não tinha a menos possibilidade dele parar sem correr o risco da roda derrapar e ele cair, então ele passou reto, o guarda deu uma risadinha para mim e anotou a placa da moto
 
Carlos Machi em 07/12/2011 09:01:35
Concordo com o Murilo, foi muito pouco tempo de trabalho de educação, e esquecerem de educar o pedestre pois muitos acham q simplesmente podem ir entrando na faixa e o motorista tem de parar a qualquer custo, não pode ser bem assim tem q ter respeito de ambas as partes, e dos guardas também.
 
Carlos Machi em 07/12/2011 08:59:55
Acredito que foi dado o primeiro passo para educar os motoristas que ainda acreditam que após entrarem em seus carros estão dentro de um tanque de guerra.
 
Sergio falei em 07/12/2011 08:46:51
Eu já acho que o poder público devia orientar mais, além disto, colocar onde tem sinaleiros, maiores tempos para os pedestres atravessarem a faixa, alem de interromper por mais tempo, dando alguns segundos especiais aos pedestres. Ah! deve, também, multar o pedestre que abusar desta sua prerrogativa, pois eles devem ver o fluxo dos veículos antes da travessia, uma vez que o pedestre anda a 3 km/h.
 
Roberto Mendes Motta em 07/12/2011 08:02:41
Sou motorista , e vejo a situação se complicar de ambas as partes, Diversos cruzamentos no centro da cidade, tem faixa para pedestre,mas não tem sinalização, e cabe a prefeitura ou algum órgão responsável a devida sinalização o mais rápido possível, para evitar acidentes. É fácil multar o condutor,mas devem orientar o pedestre e dar segurança ao mesmo. A onda verde vai acabar ?
 
JOaquim Cunha em 07/12/2011 07:49:24
Não sei, não. Achei o período educativo curto e restrito demais. Só vi movimentação do gênero duas vezes, na Afonso Pena em frente a Morada dos Baís e na Barão em frente ao Belmar. E os bairros? A campanha - no rádio e na televisão - tem que continuar mesmo com a fiscalização em vigor. E a fiscalização tem que ser maior, também.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 07/12/2011 07:27:52
Sem falar que seria muito mais seguro dirigir-se a um semáforo. Em tempo, também sou pedestre mas não me atrevo a usar a faixa fora de um semáforo na Av. Zarahn ou em qualquer outra com o mesmo tráfego. Por fim, qual o tempo entre o pedestre sinalizar e o condutor do veículo ser obrigado a parar?
 
Carlos Ferreira em 07/12/2011 07:16:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions