ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em uma semana, golpistas tentam enganar pacientes de 3 hospitais

Amanda Bogo | 26/10/2016 16:23
Hospital Regional, onde familiar de paciente relatou ter recebido a ligação do suposto médico (Foto: Arquivo)
Hospital Regional, onde familiar de paciente relatou ter recebido a ligação do suposto médico (Foto: Arquivo)

Em uma semana, estelionatários tentaram aplicar golpes em pacientes e funcionários de três hospitais de Campo Grande, onde supostos médicos pedem dinheiro para a realização de exames e procedimentos médicos. O último caso aconteceu nesta quarta-feira (26), no Hospital Regional.

Adriano Coelho Alaman, 39, recebeu ligação de um falso médico dizendo que, para agilizar a realização do exame médico do pai, que está internado e foi diagnosticado com leucemia, a família precisaria depositar R$ 1.200. “Estava saindo para visitar meu pai no hospital e o homem disse que era médico e que deveria depositar o dinheiro para fazer o exame para o quanto antes entrar com a medicação e que as chances de cura seriam de 70%”.

O bombeiro e técnico em enfermagem percebeu que havia algo errado pelo linguajar utilizado pelo suposto médico. “Eu sou da área e tenho contato com profissionais da saúde, então percebi que os termos utilizados não estavam certos. Estava com pressa e acabei não dando atenção para ele, mas com certeza é um golpe, e uma pessoa leiga poderia ter sido convencida”.

Ao chegar ao hospital, outros pacientes afirmaram terem recebido a mesma ligação, e um médico do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) disse a Adriano que também ouviu a história.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio de sua assessoria, ressaltou que o Hospital Regional não liga para pedir dinheiro para compra de medicamentos e exames, e que vai trabalhar com as denúncias do golpe que estão sendo feitas na ouvidoria do hospital. 

Hospital do Pênfigo - A assistente social Márcia Cristina Arguelho Mendes, 37, por pouco não caiu no golpe do falso médico. Com a mãe internada no Hospital do Pênfigo, recebeu a ligação na segunda-feira (24) de um homem que se apresentou como Doutor Paulo e pediu R$ 3.9 mil para agilizar o tratamento da paciente, que estaria 100% curada e fora do CTI dentro de no máximo três dias.

“Ele detalhou tudo o que havia acontecido dentro do CTI no domingo, por isso acreditamos que era um médico. Fui ao banco e não consegui sacar o dinheiro, por isso decidi levar até o hospital para fazer o pagamento. Lá me disseram que não existia nenhum Dr. Paulo e que isso era um golpe”.

De acordo com Márcia, familiares de outros dois pacientes receberam a mesma ligação, onde o suposto homem pedia o mesmo valor. Tanto a assistente social quanto as outras vítimas vão procurar essa semana uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

Em nota, o Hospital do Pênfigo declarou que não vai se manifestar sobre o ocorrido. A instituição afirmou ainda que orienta seus pacientes a realizarem o boletim de ocorrência em casos como esse e presta o atendimento necessário, portanto, já abriu sindicância para investigar o ocorrido.

Santa Casa - Na semana passada, um homem que se identificou como Dr. Paulo entrou em contato três vezes por telefone com o hospital tentando contatar os CTIS para pegar informações de pacientes, porém devido a orientação dada pela diretoria aos funcionários não conseguiram pegar dados.

A Santa Casa, que costuma fazer campanhas em suas redes sociais para alertar sobre esse tipo de golpe, ressaltou que não liga pedindo dinheiro para tratamentos de pacientes, e orienta aos familiares e pessoas próximas a nunca depositar o valor que foi solicitado.

Recomendação policial - O delegado do 1º DP (Delegacia de Policia) de Campo Grande, Fabiano Nagata, alerta que golpes como esse do falso médico são comuns, porém nenhum foi registrado até o momento na delegacia.

Ele recomenda que as vítimas mantenham a calma e não se precipitem em fazer o pagamento exigido pelos criminosos. “Eles aproveitam a situação emocional da família e fazem a articulação, e a família acaba não pensando e depositando o dinheiro. Quando sair o pedido, a pessoa deve ir pessoalmente e conversar como médico no hospital, e principalmente manter a calma”.

Nos siga no Google Notícias