ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Em vistoria, conselho encontra irregularidade em clínica de diagnóstico

Coren-MS vai investigar supostas ilegalidades na contratação de profissionais de enfermagem

Geisy Garnes e Clayton Neves | 18/11/2019 19:10
Clínica fica na Avenida Afonso Pena (Foto: Clayton Neves)
Clínica fica na Avenida Afonso Pena (Foto: Clayton Neves)

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) vai investigar supostas ilegalidades na contratação de profissionais de enfermagem na clínica Uniendo, especializada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do aparelho digestivo. O estabelecimento passou por fiscalização na manhã desta segunda-feira (18).

Segundo o presidente do Coren-MS, Sebastião Júnior Henrique Duarte, todas as unidades de saúde do Estado passam por fiscalizações de rotina e a Uniendo foi alvo de vistoria no início do ano. No entanto, na época, o proprietário impediu a entrada do fiscal e por isso o conselho recorreu a justiça para conseguir fiscalizar a clínica, localizada na Avenida Afonso Pena.

Com a liminar concedida, as equipes voltaram ao local nesta manhã. Durante vistoria, foi constatada a ausência de enfermeiros no local. “Isso vai contra a lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que estabelece que técnicos e auxiliares de enfermagem precisam ser supervisionados por enfermeiros”, explicou Duarte.

O conselho ainda identificou profissionais que exercer a enfermagem sem registro. “Não temos como saber se de fato são enfermeiros, já que não possuem registro”, detalhou o presidente. Também foram encontradas irregularidades, que serão apontadas em relatório produzidos pelos fiscais.

O contador e o advogado do Coren-MS, além do enfermeiro fiscal chefe e do presidente, participaram da fiscalização nesta manhã.

“O Coren trabalha para a sociedade. Quando é impedido de fiscalizar é a sociedade a maior prejudicada. Temos que zelar pelo bom serviço de saúde, a fiscalização é seguida por normas legais, não tem o porquê o proprietário da instituição negar isso”, defendeu Duarte. Hoje, em Mato Grosso do Sul são 2.500 unidades de saúde públicas e privadas.

Ao Campo Grande News, o responsável pela clínica, que não se identificou garantiu que as distorções encontradas serão corrigidas. Porém reforçou que houve uma divergência de entendimento quanto a necessidade da fiscalização por parte do Conselho.

Conforme o posicionamento da Uniendo, a lei determina que a fiscalização de clinicas onde a atividade é restrita e essencialmente médica deve ser feita pelo Conselho de Medicina de cada estado, por isso em um primeiro momento o fiscal do Coren foi dispensado. No caso da Uniendo, a fiscalização é feita pela Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), órgão especializado no departamento de endoscopia.

Ainda segundo clínica, o parecer nº 33/05 do CFM (Conselho Federal de Medicina) dispensa a obrigatoriedade de enfermeiros no local. “Desde que as atividades médicas sejam exclusivamente de caráter ambulatorial, não há necessidade da presença de enfermeiro, ficando o Conselho Regional de Medicina obrigado a realizar fiscalização para caracterizar tal atividade”.

Nos siga no Google Notícias