ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Enersul diz que está se preparando para acompanhar crescimento da indústria

Carlos Martins | 10/12/2010 14:21
Vice-presidente da Enersul diz que a empresa busca alternativas para baratear a tarifa. (Foto: João Garrigó)
Vice-presidente da Enersul diz que a empresa busca alternativas para baratear a tarifa. (Foto: João Garrigó)

O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul terá um impulso quando os três linhões de energia estiverem em funcionamento no final de 2012. Esta é a avaliação do vice-presidente da empresa concessionária de energia, Cyro Vicente Bocuzzi, que foi um dos palestrantes nesta quinta-feira do clico de palestras promovido pela Enersul na Casa da indústria (Fiems).

“O estado terá grandes oportunidades para novos investimentos e a Enersul está se preparando para acompanhar a indústria e de forma planejada”, salientou Bocuzzi. O ciclo de palestras “Perspectivas para a Economia e a Energia nos Próximos Anos: Mundo, Brasil e Mato Grosso do Sul’, que teve entre seus palestrantes o governador André Puccinelli e José Roberto Mendonça de Barros, sócio e consultor da MB Associados e que entre 1995 e 1998 foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Evitando falar sobre investimentos e futuros projetos ( alegou que a Enersul ao colocar recentemente no mercado ações públicas deve ficar um período em “silêncio” conforme regra da Comissão de Valores Mobiliários), Bocuzzi disse que a empresa, como uma concessionária, irá cumprir com todas as obrigações impostas pelo poder concedente, no caso a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) . “Mas vamos dar pleno atendimento a todas as solicitações de crescimento”, salientou.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a queda dos custos da energia em Mato Grosso do Sul estão aumentando a competitividade da indústria. “No passado quando iniciamos a discussão, discutindo a possibilidade de redução [do preço da energia] tínhamos a energia mais cara do país. Hoje o estado tem o 17º custo de energia”, afirmou. Com os linhões, Longen acredita que aumentará a competitividade de Mato Grosso do Sul facilitando o aporte de novos investimentos.

Presidente da FIEMS Sérgio Longen afirmou que os linhões darão competitividade à indústria. (Foto: João Garrigó)
Presidente da FIEMS Sérgio Longen afirmou que os linhões darão competitividade à indústria. (Foto: João Garrigó)

Tarifa de energia – Falando sobre ao preço da tarifa, o vice-presidente da Enersul, Cyro Bocuzzi admitiu que o preço ainda é mais alto em relação ao de outros estados. A razão é a extensão territorial e a distância dos consumidores. “Com os clientes dispersos, com pequenas cargas de energia, o custo é maior para o atendimento em comparação com uma sociedade que tenha um alto nível de adensamento. Por isso é natural que a tarifa aqui seja mais um pouco mais elevada em comparação a estados que tenham grande aglomeração”, afirmou.

Porém, ele garantiu que a empresa busca alternativas para baratear os custos. “A Enersul tem quebrado algumas regras. Apesar de estar numa região desafiadora, na questão da confiabiidade temos índices melhroes do que a média das empresas no Brasil e muito melhor do que a médias das empresas do Centro-Oeste”, afirmou. Segundo ele, com o uso de novas tecnologias, a empresa busca novas alternativas. “A geração distribuída no próprio estado, a geração perto da carga evita fazer grandes projetos para trazer a energia de longe. São formas mais baratas de alongo prazo, de fazer o atendimento ao mercado, e vamos estar perseguindo estas formas”,

Quanto à tarifa da energia para o próximo ano, o vice-presidente da Enersul disse que ainda é muito cedo para falar sobre o reajusje. “Qualquer movimentação tarifaria será feita de acordo com as regras da Aneel. Ainda é muito cedo, estamos a seis meses deste movimento e isso deve acontecer em marços quando teremos um cenário melhor de como estes custos irão se compor”, argumentou.

O Grupo Rede Energia possui nove concessionárias, tem atuação em sete estados (SP, MG, PR, TO, MT, MS e PA), atendendo a cerca de 4,5 milhões de clientes em 34% do território nacional. Desde 1998, os investimentos chegam a R$ 1,6 bilhão. A Enersul, uma das empresas do grupo, atua em 73 dos 78 municípios sul-mato-grossenses e recebeu este ano um aporte de R$ 70 milhões para investimentos na distribuição. A distribuição atende a 93% da população, o que correspoonde a um atendimento de 830 mil clienrtes ou 2,3 milhões de pessoas.

Nos siga no Google Notícias